Na última terça-feira (13), diversos parlamentares estiveram presentes na reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O evento, que teve como objetivo discutir as pautas de interesse do setor, contou com a participação do inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, entidade sem fins lucrativos que faz a gestão do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, reconhecido como referência mundial.

Durante o encontro, Marcelo Okamura, presidente do inpEV, destacou a importância do programa e os resultados alcançados. “O agronegócio brasileiro é uma potência, com 28 milhões de trabalhadores, contribuindo com 20% do PIB brasileiro. Conseguimos atuar de maneira sustentável, colaborando ativamente com a preservação ambiental ao promover a destinação adequada de 100% das embalagens vazias que recebemos. Nos últimos 20 anos, destinamos corretamente mais de 750 mil toneladas de embalagens, evitando a emissão de 1,05 milhão de toneladas de CO2e na atmosfera, o que equivale a 19.830 viagens de caminhão ao redor da Terra”.

Okamura também ressaltou o papel fundamental do poder público dentro da cadeia agrícola. “Falar sobre o Sistema Campo Limpo é falar sobre o sucesso de uma cadeia virtuosa que começou com uma lei que possibilitou a destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil, um país com vocação agrícola e de dimensões continentais. Este é um exemplo claro de que, se o agronegócio consegue ser sustentável, os demais setores também podem seguir o mesmo caminho