A presidente da ConectarAGRO, Paola Campiello, foi uma das palestrantes do Seminário Internacional Agrotech 2024, organizado pela Asociación Colombiana de Técnicos de la Caña de Azúcar (Tecnicaña) em Cali, na Colômbia. O evento reuniu líderes e especialistas para discutir inovações tecnológicas e práticas sustentáveis na agroindústria.
Durante sua apresentação, Paola abordou o tema da conectividade na produção agrícola, destacando o compromisso da ConectarAGRO com a colaboração regional na América Latina. Ela enfatizou a importância de unir esforços para promover a inovação e a transformação digital no campo, compartilhando as iniciativas da entidade que têm impulsionado a digitalização das áreas rurais e remotas.
Com dados e fatos, a presidente da Associação discutiu ainda os principais benefícios das tecnologias no campo, destacando a aplicação de satélites e a adoção de práticas da Indústria 4.0. Ela também pontuou os desafios e oportunidades específicos para o mercado de cana-de-açúcar, ressaltando como essas tecnologias podem revolucionar a cadeia produtiva.
“A integração das tecnologias no campo tem sido essencial para aumentar a eficiência, sustentabilidade e competitividade do setor agrícola. O evento foi uma excelente oportunidade para reforçar a importância da conectividade na agroindústria e fortalecer os laços de cooperação entre os países latino-americanos, promovendo um futuro mais inovador e sustentável para a agricultura.”, afirmou Paola Campiello.
Sobre a Associação ConectarAGRO
A ConectarAGRO é uma associação civil sem fins lucrativos que visa fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a Internet das Coisas (IoT) na agricultura. Para isso, propõe a conectividade em toda a área produtiva, agricultável. Uma das tecnologias, ou a preponderante, na cobertura é o 4G, com frequência de 700 MHz. Criada para solucionar o problema comum de falta de conectividade no campo, enfrentado pelo agronegócio, a iniciativa já contribuiu para levar internet em extensas áreas rurais e remotas no Brasil.