O setor de agronegócio do Brasil cresceu 21% no inÃcio de 2023, alavancando o aumento de 1,9% no PIB do paÃs. O desempenho do agronegócio entre janeiro e março garantiu um superavit de US$ 8,69 bilhões, possibilitando que o PIB atingisse 0,6% a mais do que as expectativas dos economistas. A expansão das vendas é uma oportunidade para as empresas investirem em autoridade e visibilidade no mercado.
De acordo com a oitava pesquisa Hábitos do Produtor Rural, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, 74% dos produtores usam a internet para se atualizar. Além disso, a oferta de rede no meio rural está disponÃvel para 91% dos produtores de animais e 88% dos agricultores.
O mercado online tem, gradualmente, atraÃdo mais a atenção das pessoas, tanto que 87% dos usuários já fazem as suas compras pela internet, segundo pesquisa da All Inn, em parceria com a Opinion Box. O número demonstra que a internet tem se tornado um grande espaço de procura, compra e venda de produtos variados.
Segundo o Ãndice gMaturity do Google, que mede o grau de maturidade digital de grandes empresas, seis em cada dez companhias brasileiras conquistaram classificações mais avançadas de maturidade digital em 2022, sinal do aumento de investimentos e trabalhos no marketing online.
A criação de estratégias de comunicação e de divulgação de uma marca do agronegócio é importante por levar em conta peculiaridades, como as caracterÃsticas dos produtos e os seus perÃodos de colheita, os desejos do perfil de cliente, os canais de distribuição, os tratamentos de responsabilidade social, entre outros fatores.
De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA), o marketing digital tem transformado os negócios rurais. Com a expansão desse mercado, surge a necessidade das empresas fortalecerem suas marcas, adquirindo maior autoridade e agregando mais valor a seus serviços.
Marketing digital e as oportunidades para o agronegócio
Durante o evento SuperAgro 2023, o sócio da McKinsey & Company, Mikael Djanian, destacou que o Brasil é o paÃs que registrou o maior crescimento no processo de digitalização do fornecimento de insumos. Ou seja, os canais digitais têm adquirido relevância no mercado voltado à agropecuária.
Parte desse comércio eletrônico tem inÃcio em plataformas de buscas, como o Google e o Bing, o que torna importante que empresas da cadeia do agronegócio firmem suas presenças online.
Quando alguém pesquisa no Google por uma informação – como uma marca, um produto ou um serviço – o buscador apresenta uma lista de sites como resposta. Depois dos links patrocinados, encontram-se os resultados com melhor desempenho, aqueles que respondem melhor ao termo buscado pelo usuário, segundo os parâmetros da plataforma de buscas.
Mas disputar por espaço na primeira página de resultados dos buscadores e conquistar a maior quantidade de cliques demandam um bom trabalho de marketing digital. Segundo especialistas do setor, a otimização para mecanismos de busca – Search Engine Optimization (SEO) – ajuda a alcançar esse objetivo, sendo um dos pilares da estratégia online.
Por meio do SEO, é possÃvel melhorar aspectos técnicos e de conteúdo dentro de um site para que ele seja mais facilmente encontrado pelo Google. Um e-commerce de insumos para a agroindústria, por exemplo, precisa estar preparado para aparecer entre os primeiros resultados de busca para termos como sementes, fertilizantes e pesticidas, quando pesquisados por compradores. O marketing digital será responsável por garantir que se chegue a esse objetivo.
O trabalho de SEO pode ser realizado dentro de um site (SEO on page), com melhorias em sua estrutura, conteúdo e linkagem – privilegiando palavras-chave estratégicas – ou fora do site (SEO off page), quando se utiliza da autoridade de sites já bem avaliados pelos buscadores para crescer. Este trabalho pode ser realizado por uma agência de link building, que irá desenvolver uma rede de backlinks, indicando que um domÃnio também é relevante e merece destaque no Google ou no Bing.
O agronegócio dispõe de um espaço amplo para produção de marketing de conteúdo, para alavancar o SEO on page. Parte desse esforço consiste na criação de um blog sobre a diversidade de sementes, a utilização de fertilizantes, a sazonalidade das colheitas e as suas especificidades, a produção de alimentos de origem animal e vegetal, o controle biológico e a bioeconomia. Responder ao que os usuários buscam na internet é uma estratégia para um site conquistar novos visitantes e atrair leads.
O marketing de conteúdo possibilita que empresas de outros setores na cadeia do agronegócio cheguem até um site, estabelecendo novas comunicações, trocas comerciais, produção, convite para eventos, etc. A busca por informações é uma das etapas da jornada de muitos clientes, porque permite uma avaliação técnico-profissional da empresa vendedora.
Sazonalidade é oportunidade para o marketing digital
Outra oportunidade para as empresas é o aproveitamento da sazonalidade para promover o marketing de evento, pois ele permite a conquista de ganhos apesar das dificuldades naturais da colheita.
De acordo com o perÃodo do ano, o ciclo produtivo se alterna e, com isso, as companhias podem promover eventos, campanhas e gerar conteúdos especÃficos para cada época. Dessa maneira, é possÃvel diversificar os conteúdos das publicações, atrair clientes com diferentes interesses e novos mercados.
Em fevereiro, por exemplo, são encontrados nos estabelecimentos legumes, como a berinjela japonesa e a pimenta vermelha, enquanto nas bancas de verduras, são vendidos o gengibre com folhas e a chicória. Cada um desses alimentos possui os seus benefÃcios nutricionais, mas também seus desafios durante a produção e a colheita. Nesse ponto, surge a oportunidade das empresas de agronegócio trabalharem com conteúdos educativos.
Os usuários da internet podem buscar por vantagens de consumir verduras, frutas e legumes da época para economizar, buscando também explicações para essa situação e os desafios dos produtores rurais. Conforme o detalhamento e a qualidade do texto, o link para o conteúdo pode ser compartilhado por outros domÃnios e repassado entre usuários de redes sociais.