Neste sábado, 9 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional do Combate à Corrupção. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a sociedade sobre o problema. No Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a luta contra a corrupção é um dos principais focos de atuação. Confira a retrospectiva de 2017:
Março
- MPDFT e Polícia Civil deflagram a Operação Hígia, que investiga irregularidades no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
Operação Hígia: MPDFT e PCDF investigam fraudes em frequência de médicos da UTI Adulto do Hospital de Base - TJDFT aceita denúncia do MPDFT e deputado Cristiano Araújo (PSD) vira réu por fraude em concurso de projetos da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP).
TJDFT aceita denúncia do MPDFT e deputado Cristiano Araújo vira réu - Justiça aceita denúncia do MPDFT e os deputados distritais Celina Leão (PPS), Julio Cesar (PRB), Bispo Renato (PR), Cristiano Araújo (PSD) e Raimundo Ribeiro (PPS) viram réus em processo de corrupção passiva.
Drácon: TJDFT aceita denúncia do Ministério Público contra cinco deputados da CLDF
Abril
- MPDFT denuncia servidores públicos acusados de exigir propina do SindSaúde.
Operação Delfos: acusados de exigir propina do SindSaúde são denunciados - MPDFT obtém condenação do ex-governador Agnelo Queiroz e da ex-secretária de Saúde Marília Coelho Cunha por improbidade administrativa, acusados de irregularidades na duplicação da jornada de trabalho de Agnelo.
Improbidade administrativa: ex-governador e ex-secretária de Saúde são condenados
Maio
- MPDFT participa da “Semana de educação para a vida” e percorre escolas públicas com palestras sobre combate à corrupção. Foram 49 palestras em 10 regiões administrativas para cerca de 6 mil alunos.
MPDFT percorre escolas com palestras sobre combate à corrupção
Confira a participação do MPDFT na Semana de educação para a vida 2017
Junho
- Operação Heméra: MPDFT denuncia a deputada Sandra Faraj (SD) pelo crime de estelionato majorado, por fraudar notas fiscais e assinaturas para receber da CLDF reembolso por serviços no valor de R$ 174 mil. O dinheiro não foi integralmente repassado à empresa Netpub Ltda.
MPDFT apresenta denúncia contra a deputada Sandra Faraj - MPDFT investiga suspeitos de selecionar ilegalmente a Cruz Vermelha de Petrópolis para administrar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A organização teria se apropriado de R$ 3,4 milhões sem nunca ter prestado qualquer serviço à Secretaria de Saúde.
Operação Genebra: contratos da Secretaria de Saúde são alvo de investigação - MPDFT ajuíza ação de improbidade contra oito suspeitos de cobrar propina de empresas em troca da destinação de emendas parlamentares. Foram alvos os deputados distritais distritais Celina Leão (PPS), Julio Cesar (PRB), Bispo Renato (PR), Cristiano Araújo (PSD) e Raimundo Ribeiro (PPS) e os ex-servidores Valério Neves, Alexandre Braga e Ricardo dos Santos.
Operação Drácon: MPDFT ajuíza ação de improbidade contra oito investigados
Julho
MPDFT ajuíza ação de improbidade contra quatro acusados de exigir propina do SindSaúde para resolver suposto problema na consignação em folha dos filiados ao sindicato.
Operação Delfos: MPDFT ajuíza ação de improbidade contra quatro envolvidos
Agosto
- MPDFT denuncia grupo que vendia vagas em concursos públicos e em vestibular de Medicina, além de diplomas de curso superior.
Operação Panoptes: Ministério Público denuncia quatro pessoas
Setembro
- MPDFT capacita cerca de 400 educadores da rede pública para trabalhar a prevenção e o combate à corrupção no ambiente escolar.
Cidadão contra a Corrupção: MPDFT participa de formação para professores do DF - MPDFT e Polícia Civil investigam servidores da Secretaria de Mobilidade suspeitos de cobrar valores para aprovar vistoria de veículos de transporte coletivo rural em situação irregular.
Operação Checklist: MPDFT e Polícia Civil investigam corrupção na fiscalização de transporte - Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) e Polícia Civil investigam a moeda digital Kriptacoin, da empresa Wall Street Corporate. Pessoas eram induzidas a aplicar dinheiro na moeda virtual com a promessa de lucro.
Operação Patrick: moeda digital Kriptacoin é alvo de investigação do MPDFT e da PCDF
Outubro
- Primeira reunião da Rede de Controle da Gestão Pública cujo objetivo é integrar os órgãos de controle e fiscalização. Grupo é formado pelo MPDFT, pelo Ministério Público de Contas, pelo Tribunal de Contas, pela Controladoria-Geral, pela Secretaria de Fazenda e pela Polícia Civil.
Rede de Controle da Gestão Pública se reúne para intensificar combate à corrupção no DF - Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) e Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema) investigam organização criminosa acusada de parcelamento irregular do solo no Condomínio Ville de Montaigne II, em área de propriedade da Terracap.
Operação Dinossauro: Prourb e Dema atuam contra a grilagem de terras - MPDFT investiga grupo criminoso que atuava no ramo funerário e assediava famílias de pessoas falecidas, passando-se por servidores do Instituto Médico Legal (IML) para conquistar novos contratos.
Operação Caronte: MPDFT e PCDF desarticulam organizações que enganavam famílias de pessoas falecidas
Novembro
- Voluntários do MPDFT realizaram a centésima palestra do ano da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” no Centro de Ensino Fundamental 7, na 912 Norte.
MPDFT realiza centésima palestra da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” em 2017 - Operação Mamon: investigações do MPDFT demonstraram que empresários eram constrangidos a pagar propina para receber os valores devidos pelos serviços de manutenção de viaturas prestados à PMDF.
MPDFT ajuíza denúncias da Operação Mamon - MPDFT obtém condenação de 11 envolvidos na Caixa de Pandora. Grupo desviou recursos públicos para financiar campanha eleitoral de Joaquim Roriz em 2002.
Caixa de Pandora: 11 envolvidos são condenados
Dezembro
-
Programa “Cidadão contra a corrupção”, do MPDFT, recebe reconhecimento do Fórum Nacional de Combate à Corrupção (FNCC), do CNMP.
Projeto do MPDFT contra a corrupção é reconhecido pelo CNMP