Realizado na manhã desta quinta-feira (5), o webinário O Impacto do Exemplo Ético na Cultura Organizacional marcou o início da iniciativa Liderança Íntegra, promovida pelo Programa Integridade em Cena, do Sistema MinC, que completa um ano no próximo dia 12.

O chefe de gabinete do Ministério da Cultura, Francisco Guerreiro, ao lado do secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Marcio Albuquerque, responsáveis por abrir o evento, ressaltaram a importância da integridade e transparência para o fortalecimento das Pastas, recriadas em 2023.

“Integridade se constrói com processos robustos e autonomia de atuação das instâncias”, avaliou Francisco ao abordar as ações e campanhas já realizadas ou em andamento, hoje, no MinC.

A secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União, Izabela Correa, conduziu o webnário. Coube a ela debater o papel das lideranças – formais e informais – na construção da cultura organizacional. “Um importante papel das lideranças é traduzir o propósito da organização para todas as pessoas, alinhando comportamentos individuais aos valores compartilhados pela organização”, detalhou.

A iniciativa Liderança Íntegra tem como objetivo promover o diálogo sobre o fortalecimento das instituições públicas e o impacto positivo delas na sociedade, sob a ótica da integridade.

Amplamente divulgado entre os servidores do MPO, MinC e suas entidades vinculadas, o webnário contou com a presença de cerca de 170 participantes.

Segundo a assessora especial de Controle Interno do MinC, Ana Vitoria Piaggio, “a média liderança possui um papel importante para fomentar uma cultura de integridade. Geralmente é ela que atua no contato mais cotidiano junto aos servidores, terceirizados e estagiários”.

“Esse evento marca uma etapa inicial importante dessa parceria, trazendo o tema da integridade para as altas e médias lideranças”, completou a assessora especial de Controle Interno do MPO, Patricia Alvares.

Sistema MinC

O Sistema MinC é composto pelas sete secretarias que integram a Pasta, além das sete autarquias vinculadas à ela, sendo respectivamente: Agência Nacional do Cinema (Ancine); Fundação Biblioteca Nacional (FBN); Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB); Fundação Nacional de Artes (Funarte); Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e Fundação Cultural Palmares (FCP).

A atividade desta quinta contou ainda com a parceria com o Integridade Planejada, programa de integridade conjunto do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), IBGE e Ipea.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura