Representantes culturais da região Sul marcarão presença na 4ª Conferência Nacional da Cultura (CNC), que acontece de 4 a 8 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Dos aproximadamente 1.300 delegados previstos para participar do evento, 133 pertencem à região. Destes, 42 são do Paraná, 49 do Rio Grande do Sul e 42 de Santa Catarina. A maior parte deles foi eleita durante as conferências regionais realizadas nos municípios, nos estados e no Distrito Federal.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 4ª CNC vai reunir mais de 3 mil pessoas para debater políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.   

A liderança indígena da etnia Kaingang, Moisés da Silva, situada na região Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS), atua nos movimentos indígenas e em organizações indigenistas, que inclui várias outras etnias. Para ele, a Conferência tem importância estratégica para os povos originários, pois é o momento das comunidades indígenas dialogarem para que, futuramente, resulte em políticas públicas para o seu povo; 

“Como indígena, fico muito feliz de poder participar da Conferência, representando a nossa população indígena. É a oportunidade que temos de levar as dificuldades e demandas de dentro e de fora do nosso território. A cultura do nosso povo é histórica. É a identidade que a população indígena possui, pois ela não é copiada porque envolve trocas de saberes entre as etnias”, ressalta.  

A Ìyálòrísá Joilda Ti Òsùn é responsável pelo Terreiro de Candomblé Nação Ketu, localizado no município de Arapongas, no Paraná. Candomblecista há 30 anos, ela vai representar povos e comunidades tradicionais de matriz africana. Para Joilda, a CNC terá uma importância do marco legal para garantir e preservar a cultura material e imaterial de todos os povos. 

“Que seja uma conferência democrática, equânime, onde possamos aprovar propostas para o acesso de toda diversidade, pluralidade cultural, principalmente para os povos que são tratados com invisibilidade, racismo e marginalizados”, defende. “Só assim alcançaremos uma democracia plena, com políticas públicas que venham para fazer as reparações culturais da existência do ser humano e para mudanças deste sistema negacionista, que violenta direitos humanos e marginaliza seres humanos, o sistema que violenta o pertencimento cultural de povos, raças, etnias e gênero”, completa Joilda. 

Participantes   

Há três categorias de participação na 4ª CNC: delegados (as), que têm direito a voz e voto; convidados (as), que têm direito a voz e observadores (as), que poderão acompanhar todos os debates da Conferência. Sendo os primeiros, responsáveis por definir as propostas prioritárias.  

Além desses, compõem o universo de delegados os 70 representantes do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e 36 delegadas e delegados da Comissão Organizadora Nacional que não integram o CNPC.

Para 4ª CNC, foram convidadas cerca de 800 pessoas entre representantes da sociedade civil e de movimentos artístico-culturais nacionais, lideranças das culturas indígenas, pesquisadores de gestão e políticas culturais, além de artistas, produtores, influencers e articuladores de referência da cultura brasileira.

Foram disponibilizadas, ainda, cerca de 300 vagas para o público geral, ou observadores.   

Realização

A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil). 

O Festival da Cultura, que também integra a programação, é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, como realização do MinC e do CNPC, correalização da OEI e apoio da Flacso Brasil.

Programação 

Segunda-feira (4/03) 

9h às 18h – Recepção e Credenciamento 

9h – Atividades artísticas 

12h30 às 14h30 – Almoço e Atividades artísticas 

14h30 às 17h – Encontros Nacionais Setoriais e Encontros Nacionais de Gestores 

18h – Abertura Oficial 

Terça-feira (5/03) 

9h às 18h – Recepção e Credenciamento 

10h às 12h30 – Reuniões Nacionais de Gestores e Reuniões Nacionais Setoriais 

12h30 às 14h30 – Almoço 

13h – Atividades artísticas 

13h às 21h Fórum Brasileiro de Direitos Culturais 

14h30 às 19h – Plenária de Regulamento Interno da Etapa Nacional 

15h às 20h – Lançamentos de Livros  

19h às 21h – Atividades Autogestionadas 

19h às 21h – Jantar e Atividades artísticas 

20h – Festival da Cultura (área externa) 

Quarta-feira (6/03)  

9h – Atividades artísticas 

9h às 18h – Início das Inscrições das Moções 

9h às 12h30 – Grupos de Trabalho dos Eixos 

12h às 14h – Atividades artísticas 

14h30 às 18h – Grupos de Trabalho dos Eixos 

15h às 20h – Lançamentos de Livros 

19h às 21h – Atividades Autogestionadas 

19h às 21h – Jantar e Atividades artísticas 

20h – Festival da Cultura (área externa) 

Quinta-feira (7/03)  

9h – Atividades artísticas 

9h às 13h – Plenária dos 6 Eixos Temáticos 

12h – Encerramento das inscrições das Moções 

12h às 14h – Atividades artísticas 

14h30 às 17h – Plenárias dos 6 Eixos Temáticos e Lançamentos de Livros 

17h30 às 19h – Abertura da Plenária Final: Moções 

19h às 21h – Atividades autogestionadas 

19h às 21h – Jantar e Atividades artísticas 

20h – Festival da Cultura (área externa) 

Sexta-feira (8/03) 

9h – Atividades artísticas 

9h às 12h – Plenária final 

12h30 às 14h30 – Almoço e atividades artísticas 

14h30h às 16h – Encerramento da Plenária final  

18h – Festival da Cultura (área externa) 

Serviço 

4ª Conferência Nacional de Cultura   

Data: 4 a 8 de março   

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães/ Brasília   

Outras informações:  

Assessoria de Imprensa MinC   

imprensa.minc@cultura.gov.br  

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura