Estão abetas, até 23 de fevereiro, as inscrições de trabalhos acadêmicos para apresentação no XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais. O evento será realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) entre 26 e 30 de maio, no Rio de Janeiro, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e gestores culturais de diferentes países para debater o papel das políticas culturais no fortalecimento da democracia e da participação social.

Nesta edição, terão destaque a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que reconhece, valoriza e fomenta no Brasil os grupos e entidades culturais dos territórios, e o programa de cooperação IberCultura Viva, criado para fortalecer as políticas culturais de base comunitária na Ibero-América. O incentivo à submissão de trabalhos relacionados a essas iniciativas busca celebrar os 20 anos da Cultura Viva e os 10 anos do IberCultura, contribuindo para o estudo dos impactos dessas políticas públicas na diversidade cultural e inclusão social.

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, ressalta que a iniciativa é uma oportunidade para fortalecer o debate e as redes educativas sobre o tema. “Este encontro nos convida a refletir sobre como essas experiências transformaram territórios, promovendo inclusão, diversidade e participação social, e nos inspira a projetar novos caminhos para a cultura de base comunitária como ferramenta de fortalecimento da democracia em toda a Ibero-América”, explica Márcia, que também preside o IberCultura Viva.

Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, destaca o significado histórico desta edição: “Estamos celebrando os 20 anos do Cultura Viva no Brasil e os 10 anos do IberCultura Viva. Nosso objetivo é reunir pesquisadores e gestores culturais latino-americanos para discutir a implementação de políticas inspiradas no Cultura Viva e nos Pontos de Cultura, analisando como essas experiências se desenvolveram em outros países. Essa reflexão é fundamental para identificar desafios e possibilidades de avanço, duas décadas após o início dessa trajetória”.

O evento contará também com mesas de comunicação dedicadas ao tema. Até cinco pesquisadores e gestores culturais latino-americanos que tiverem trabalhos selecionados receberão apoio para custeio de passagem e estadia, garantindo sua participação no evento. Serão aceitos trabalhos em português e em espanhol.

Os artigos completos devem ser enviados para seminariopoliticasculturais@gmail.com, com o assunto “Submissão de artigo”. Mais informações estão disponíveis no site da FCRB

Realização
O Seminário é uma iniciativa conjunta da Fundação Casa de Rui Barbosa e da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão, comprometida em conectar academia, sociedade civil e gestores públicos. Essa parceria busca promover inovações políticas e científicas, além de fortalecer a diversidade cultural e estimular novas propostas educacionais. A programação completa será divulgada em breve no site e nas redes sociais da FCRB.

Cultura Viva
A Cultura Viva é a política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura, que certifica coletivos e entidades culturais como Pontos e Pontões de Cultura, possibilitando o seu acesso aos recursos destinados em editais públicos. Foi criada em 2004 como um programa de governo e se tornou a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) com a Lei nº 13.018/2014.

IberCultura Viva
O IberCultura Viva é um programa de cooperação técnica e financeira entre governos ibero-americanos, criado para fortalecer as políticas culturais de base comunitária. Ele apoia tanto iniciativas governamentais quanto projetos realizados por organizações culturais comunitárias e povos originários. Atualmente, integram o programa os seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Uruguai e República Dominicana.

Fundação Casa de Rui Barbosa
A Fundação Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério da Cultura, é uma instituição federal voltada à preservação da memória e ao fomento da cultura. A FCRB promove estudos, conferências e eventos que conectam pesquisa, ensino e difusão cultural, contribuindo para a valorização do patrimônio cultural brasileiro.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura