Além da casa própria, a instalação de uma biblioteca no conjunto habitacional. Para celebrar a união entre as políticas públicas de cultura e de habitação no Governo Federal, o secretário de Formação, Livro e Leitura, do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, participou do videocast Me Conta, Brasil, com o tema Minha Casa, Minha Vida + Cultura. O novo episódio da temporada foi ao ar na quinta-feira (28) e já está disponível no canal do YouTube da Secom. Também foram convidados da edição Hailton Madureira, secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.

A conversa mostrou os enlaces entre o direito à moradia e o direito à leitura. O secretário Fabiano Piúba falou sobre as bibliotecas que farão parte dos condomínios e serão abastecidas com publicações diversas. Segunfo ele, o acervo garante a bibliodiversidade e o conhecimento. As obras serão doadas pela Academia Brasileira de Letras.

“Todos os conjuntos habitacionais terão bibliotecas. Um espaço importante para a convivência e serão bibliotecas comunitárias. E, juntamente com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, vamos manter esses acervos todos atualizados. E vamos formar mediadores e agentes de leitura para gerenciar esses espaços”, afirma Fabiano Piúba.

Já Hailton Madureira explicou como o programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, buscando oferecer unidades habitacionais mais robustas, com apartamentos com varanda, metragem mínima de 41,5m2, com melhor localização e proximidade a comércios e transporte público.

“Estamos equipando e adequando bem esse lugar para receber as bibliotecas, para que sejam espaços importantes para receber as famílias, os vizinhos se encontrarem e terem uma boa convivência com pessoas e livros”, afirma Hailton Madureira, Secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.

Assista ao episódio no Canal da Secom.


(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura