A secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, do Ministério da Cultura (MinC) participa, desde a segunda-feira (24), de uma série de reuniões estratégicas na França. O objetivo da agenda é fortalecer a cooperação entre os países no setor audiovisual. Entre os compromissos da representante da Cultura, encontros com representantes do Marché du Film do Festival de Cannes, do Centre National du Cinéma et de l’Image Animée (CNC) e da Embaixada do Brasil no país.
Em Paris, a secretária se reuniu com Guillaume Esmiol, diretor executivo do Marché du Film, e Maud Ason, diretora de Vendas e Operações do evento. Acompanhada por Jonas Paloschi, Joelma Gonzaga discutiu os preparativos para a participação do Brasil como país convidado de honra no maior mercado de filmes do mundo. Ainda na capital francesa, foi recebida pelo embaixador brasileiro na França, Ricardo Neiva Tavares.
Segundo a secretária Joelma Gonzaga, esses encontros representam um avanço significativo na consolidação e fortalecimento da parceria Brasil-França no audiovisual, como um passo fundamental para o crescimento sustentável da indústria.
“A coprodução internacional abre portas para novas narrativas, intercâmbios criativos e o fortalecimento da economia do audiovisual. A presença do Brasil como país convidado de honra no Marché du Film do Festival de Cannes em 2025 será uma grande oportunidade para mostrarmos a potência da nossa produção cinematográfica e estreitarmos ainda mais esses laços.”, afirma.
Seguindo a programação, Joelma participou de reuniões com o novo presidente do CNC, Gaetan Bruel, para tratar do Acordo de Cooperação assinado no ano passado. A relevância da ratificação do Acordo de Coprodução Cinematográfica Brasil-França, assinado em 2017, também foi discutida.
Cenário emergente
Já em Lille, a secretária do Audiovisual participou do coquetel de anúncio do Série Mania Institute. Nele foram apresentados os novos projetos para 2025-2026. Durante o evento, os vencedores brasileiros do workshop Serial Bridges no Rio: Graciela Guarani, José Eduardo Belmonte e Fernanda Senatori evidenciaram a participação ativa do Brasil em iniciativas internacionais. Ainda na cidade, Joelma Gonzaga participou do Rencontres Professionnelles France-Brésil, promovidos pelo CNC, que reuniu representantes do setor audiovisual para discutir o cenário emergente de coprodução entre os dois países, explorando novas oportunidades de colaboração. A secretária dividiu a abertura do encontro com Jérémie Kessler, representante do Centro, reforçando o compromisso mútuo na ampliação das parcerias audiovisuais.
Em seu último dia, participou de um coquetel de networking exclusivo, co-organizado pelo CNC e pelo Projeto Paradiso. O evento, que contou com a participação de profissionais do setor, foi um meio de aprofundar as discussões sobre a colaboração audiovisual franco-brasileira. Joséphine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, também presente no ato, reforçou o compromisso com o fortalecimento dessas conexões e com a ampliação de oportunidades para o setor audiovisual brasileiro no cenário internacional.
Joelma finalizou as agendas em um jantar oferecido pela presidente, Anne Bouverot, e diretora-geral, Laurence Herszberg, do Series Mania, que também contou com a participação da ministra da Cultura da França, Rachida Dati. Para a secretária, tais encontros trazem a expansão de oportunidades para o setor brasileiro. “Cada reunião, cada diálogo estabelecido reforça nosso objetivo de fortalecer as relações internacionais e criar condições para que a produção audiovisual brasileira tenha ainda mais presença e reconhecimento global. Consolidar parcerias como essa é garantir que nossos profissionais tenham cada vez mais espaço no mercado internacional”, concluiu.
(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());
Fonte: Ministério da Cultura