O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), tornou público na quinta-feira (07) o resultado provisório do Prêmio Darcy Ribeiro 2023. O edital objetiva reconhecer e valorizar boas práticas de educação museal desenvolvidas no Brasil, conforme os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal (PNEM).

Serão concedidos 30 prêmios no valor de R$ 40 mil – considerando o aumento da disponibilidade orçamentária, conforme previsto no edital, foram acrescidas dez premiações além das 20 inicialmente previstas.

Estímulo

Entende-se por práticas/ações de educação museal programas, projetos e atividades educativas e culturais realizados por museus para sua promoção e fortalecimento enquanto espaços de produção e disseminação de conhecimento e comunicação.

O reconhecimento do Ibram a boas práticas neste campo objetiva estimular a proliferação criativa e comprometida das práticas educacionais em museus, permitindo estabelecer referências positivas para os trabalhos de outras instituições e inspirações para o desenvolvimento de alternativas e soluções para a superação de dificuldades comuns entre museus e instituições culturais.

Prazos

As 30 instituições selecionadas para premiação deverão encaminhar a documentação complementar de que trata o edital, em até dez dias contados a partir desta quinta-feira (7), para o e-mail fomento@museus.gov.br, com vistas ao recebimento do valor referente à premiação.

Caberá recurso contra o resultado provisório da classificação no prazo de três dias úteis, contados da divulgação do resultado, por meio do Formulário de Recurso (Anexo II) a ser encaminhado, exclusivamente via e-mail, para o endereço eletrônico recurso.selecao@museus.gov.br, identificado no assunto com a expressão: Recurso de Classificação Prêmio Darcy Ribeiro 2023.

Confira aqui o resultado provisório do Prêmio Darcy Ribeiro 2023

 

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura