O Formar Cultura – Laboratório de Produção Cultural conta com cerca de 200 alunos em um programa de capacitação realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) até fevereiro. Com aulas de artes visuais, circo, dança, patrimônio, festivais, música, teatro e desenvolvimento de projetos, a iniciativa investe na formação de gestores e agentes culturais no Brasil. Apoiando o Formar Cultura como parte de ações estratégicas, a Fundação reforça o compromisso com a renovação das políticas públicas culturais, conforme destaca Alexandre Santini, presidente da FCRB:

“Esse projeto representa um grande apoio na formulação das políticas culturais. Hoje, para fortalecer o Sistema Nacional de Cultura e todas as políticas que o integram, a formação é fundamental para que possamos avançar. Capacitar gestores e agentes culturais significa promover a renovação e descentralização da produção cultural do Brasil. Nesse sentido, a Casa Rui apoia a iniciativa que também contribui com a democratização cultural e ampliação das ações da instituição”.

Para Marcelo das Histórias, coordenador pedagógico do Formar Cultura, a realização das atividades na Fundação Casa de Rui Barbosa oferece um espaço único: “A realização do Formar Cultura na Fundação é uma oportunidade única de aliar tradição e inovação. A rica herança cultural preservada pela Casa Rui, somada à sua estrutura e às suas relevantes contribuições para as políticas culturais, junto às metodologias do projeto, cria um ambiente único e acolhedor para a capacitação e construção dos projetos dos participantes”.

Na última segunda-feira (13), a aula-espetáculo “O artista como produtor de sua trajetória” reuniu artistas renomados como Irene Ravache, Othon Bastos, Rodrigo França e Mombaça. O evento contou ainda com apresentação da pianista Julie Wein, que envolveu o público. Eduardo Barata, idealizador e coordenador do projeto, destacou o impacto do tema:

“Os alunos do projeto e o público em geral participaram de um bate-papo sobre a importância e necessidade de uma postura mais ativa por parte de artistas na condução de suas carreiras e trajetórias”, explicou Barata. Segundo o idealizador, que também mediou a aula, a intenção foi apresentar ao público a força da produção na trajetória de grandes nomes da nossa cultura, inspirando e servindo de exemplo para outros artistas e fazedores de cultura.”

A iniciativa é apresentada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com realização do Instituto Areté Gestão Cultural, produção da Barata Produções, apoio da FUNARTE e da Fundação Casa de Rui Barbosa. O projeto tem como objetivo capacitar produtores para a elaboração, enquadramento e execução de projetos artístico-culturais, estruturando-se em dois atos.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura