Os interessados em conhecer as entidades vinculadas ao Ministério da Cultura, além do papel de cada uma, podem acompanhar a segunda temporada do Podcast do MinC. A atração estreia nesta segunda-feira (1) no Spotify e no canal da Pasta no YouTube.

Serão seis episódios, com duração média de 50 minutos, com apresentação da jornalista de Thais Maruoka. A cada segunda-feira, às 17h, um novo programa irá ao ar. Nesta temporada o formato conta com dois ou três convidados, entre representantes das vinculadas e do Ministério.

Nesta semana, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi, fala de temas como a importância da instituição para a cultura nacional. “A Biblioteca Nacional tem essa grande função de repertório, de acervo e de memória para difundir uma espécie de narcisismo do bem. Ela diz quem ela é e você se vê dentro dela”, explica.

No segundo bloco, o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Jéferson dos Santos Assumção, e a coordenadora-Geral de Livro e Literatura, Andressa Marques, ambos da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) do MinC, falam dos desafios e iniciativas colocadas em prática nos últimos 18 meses.

“O brasileiro gosta de ler. A questão é o acesso às bibliotecas e ao livro. Nós desenvolvemos as nossas políticas de livro, leitura e literatura nessa dimensão, que significa o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, a implantação e modernização de bibliotecas e os pontos de leitura, que são as bibliotecas comunitárias”, destaca Jéferson.

Primeira temporada

Lançada em novembro do ano passado, a primeira temporada registrou mais de cinco mil acessos. Entre os assuntos abordados nos sete episódios estiveram a volta do Ministério, as leis Paulo Gustavo e Rouanet, a geração de emprego e renda e a importância da participação social.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o secretário-Executivo, Márcio Tavares, foram os entrevistados do programa de estreia. Também participaram da temporada secretários e dirigentes do MinC.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura