A execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura para iniciativas voltadas a bibliotecas, livro e leitura foi o tema do Papo PNAB da semana. Direcionada aos gestores e gestores públicos de cultura dos estados, municípios e Distrito Federal, a edição extra do encontro teve transmissão pelo canal do Ministério da Cultura (MinC) no YouTube na tarde desta quarta-feira (24).

A conversa foi conduzida pela coordenadora de Capacitação do MinC, Natália Leitão. Participaram o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Jéferson Assumção; e as coordenadoras-gerais de Livro e Literatura, Andressa Marques; e de Leitura e Bibliotecas, Aline Franca, todos da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli).

“A PNAB vai destinar R$ 3 bilhões por ano, até 2027, para iniciativas culturais. É fundamental que consigamos aproveitar esses recursos para ajudar a formar o Brasil como uma sociedade leitora. A leitura é fundamental para a qualificação do ambiente social e econômico, além de ser um elemento fundamental de mobilidade social e de cidadania e de importância enorme para uma sociedade democrática”, salientou Jéferson.

Durante o Papo foi apresentada a cartilha bibliotecas, livro, leitura e literatura na PNAB. O guia traz orientações aos entes federativos sobre como aplicar os recursos da PNAB em ações literárias – bienais, feiras do livro, jornadas literárias, slams, contações de histórias, entre outras -, bibliotecas públicas e comunitárias.

O diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas destacou a função dessas instituições. “Biblioteca não é apenas acervo, é programação, é ativação. Atividades culturais e serviços fazem parte desse equipamento. O nosso desafio é ampliar o número delas no país e transformá-las cada vez mais em centros culturais”, lembrando que há 5.300 unidades cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

Houve ainda a apresentação de dois modelos temáticos de editais: Fomento à execução de Ações e Eventos Literários e de Subsídio a bibliotecas comunitárias.

“O esforço do MinC nesse momento é o de publicar minutas de editais específicas para as áreas. Nós sabemos como o fomento, a execução de eventos literários e o apoio e o subsídio às bibliotecas comunitárias são importantes. E a PNAB vem para fomentar e trazer mais recursos de uma maneira expressiva e histórica para que estados, municípios e Distrito Federal potencializem ações”, comentou a coordenadora-geral de Livro e Literatura, Andressa Marques.

Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas por meio de chat.

“Essa relação com os entes federativos, secretarias de cultura e gestores cultuais é muito importante para garantir que essas minutas se tornem uma política pública. Que os recursos cheguem na ponta, aos fazedores de cultura, para que essas ações tenham continuidade. E fazer com que esse investimento do Estado chegue às ações que irão construir uma sociedade leitora, com mais acesso à informação, ao conhecimento e a expressão cultural que todas as pessoas têm o direito”, concluiu a coordenadora-geral de Leitura e Bibliotecas, Aline Franca.

Papo PNAB

O Papo PNAB integra uma série de lives temáticas sobre a PNAB, transmitidas semanalmente no canal do MinC no YouTube. A ação busca abordar assuntos referentes à PNAB e facilitar o processo de acompanhamento e de execução das ações previstas pelos estados, Distrito Federal e municípios.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura