A terceira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2023 chegou ao fim neste domingo (12), em Belém, no Pará. O evento, que contou com palestras, oficinas, rodadas de negócios e apresentações musicais, foi encerrado com um show da banda pernambucana Nação Zumbi, na noite de sábado (11).
Com estrada de 30, a banda subiu ao palco Amazônia Futurista por volta de 23 horas, para animar o público de todas as idades e de diversas partes do Brasil e de pelo menos outros 17 países. Originária de Pernambuco, a Nação Zumbi mostrou sua potência musical, com um som que mistura rock, reggae, samba e frevo, maracatu. “Foi incrível. O evento, de uma forma geral, estava impecável”, resumiu Vanessa Teixeira, que levou a filha Yasmin, de 9 anos, para curtir as últimas apresentações do MICBR. O músico Cannibal foi o convidado d anoite do grupo.
Antes da Nação Zumbi, o público conferiu uma apresentação memorável do grupo de percussão argentino La Bomba de Tiempo, com participação de artistas locais como mestre Solano, ícone da chamada guitarrada, com mais de 80 anos de idade e 65 de carreira.
“A gente está muito feliz. É irmandade, não conhecíamos carimbó. Foi uma linda surpresa conhecer o carimbó”, afirmou o músico do La Bomba de Tiempo, Mariano Tiki Cantero. “É muito necessário que a música popular, de raízes populares, sempre tenha contatos, parcerias. É preciso essa interação universal”, completou a percursionista de La Plata, Maria Bergamaschi.
Antes dos músicos argentinos ocuparem o palco, crianças jovens e adultos da Orquestra Jovem Vale Música Belém, fruto de projeto da Fundação Amazônica de Música (FAM). Tradicional na capital do Pará, o projeto com mais de duas décadas de existência forma futuros artistas, como os irmãos Samuel e João Paulo (Mendes Cruz dos Santos).
Circular
Durante todo o domingo, a programação do Circular – Edição Especial MCBR reakuzou atividades em três cidades de Belém. A ação envolve espaços culturais criativos, além de museus, restaurantes e instituições ligadas à cultura e ao patrimônio. O projeto, já tradicional na capital paraense, oferece contações de histórias, palestras, exposições, shows, feiras e visitas. A programação tem um recorte especial voltado às crianças.
Realização
O MICBR é uma realização do MinC e OEI e conta com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Sebrae, o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (BASA). A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.
O Mercado das Indústrias Criativas é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.
(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());
Fonte: Ministério da Cultura