Em reunião na última terça-feira (23), as ministras da Cultura, Margareth Menezes; e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, conversaram sobre plano de carreira e a valorização dos servidores da Cultura.

“Um plano de carreira conectado com as especificidades da gestão cultural é vital para o desenvolvimento do MinC. Precisamos fomentar a permanência dos servidores na Cultura, valorizar a sua formação e qualificação”, destacou Margareth Menezes.

No encontro foram abordados ainda temas como o quadro atual de servidores do Ministério da Cultura (MinC) e suas vinculadas, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), no qual a Pasta oferece 50 vagas para analista técnico-administrativo, e o concurso temporário para a convocação de 99 pessoas que atuarão na execução da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), além de carreiras transversais que são importantes para a qualificação do serviço.

A avaliação das condições de trabalho se aplica, também, aos servidores já na ativa. “Além de pensar nos servidores que chegarão ao Ministério da Cultura no futuro, precisamos melhorar a condições daqueles que trabalham aqui hoje”, pontuou o secretário-Executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa.

A ministra Esther Dweck salientou que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está fazendo a análise das carreiras do governo federal. A partir do estudo, em finalização, será editada uma portaria que irá orientar as ações de como que os ministérios devem elaborar o diálogo para a construção dos planos de carreira. Atualmente, o MinC conta somente com plano de cargos.

“Encontramos um MGI realmente sensibilizado com as questões da Cultura que a nossa ministra apresentou, que para além da escuta acenou com caminhos e soluções capazes de auxiliar a gestão a enfrentar os desafios que ainda teremos. Essa postura de parceria adotada pelas pastas me traz a certeza de que conseguiremos, muito em breve, melhorias substanciais para a carreira da Cultura”, declarou a coordenadora Geral de Gestão de Pessoas, Bruna Santos.

Também estiveram presentes na reunião a subsecretária de Gestão Estratégica do MinC, Letícia Schwarz; e o assessor especial Carlos Paiva.

O MGI foi representado pela secretária-Executiva, Cristina Mori; e o secretário de Relações do Trabalho, José Lopez Feijóo, entre outros secretários.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura