Com o lema Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo, brasileiras e brasileiros celebraram o 7 de setembro com o tradicional desfile cívico-militar, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã deste sábado (7). A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da cerimônia ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros e de outras autoridades.

Neste ano, o desfile foi além das comemorações habituais do Dia da Independência. Houve três eixos temáticos: G20 – Brasil de Volta ao Mundo, Mundo de Volta ao Brasil; União e Reconstrução do Rio Grande do Sul; e Protegendo Nossas Crianças e Salvando Vidas: Vacinação Infantil e Mais Médicos.

O presidente Lula foi recebido pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e pelos comandantes das Forças Armadas.

Representantes das Forças Armadas e estudantes de escolas públicas trouxeram mensagens de combate à fome, à pobreza, à desigualdade e também um foco na sustentabilidade durante o desfile. Em homenagem ao Rio Grande do Sul, os alunos também desfilaram com roupas típicas gaúchas e com uniformes que simbolizaram os voluntários que atuaram na reconstrução do estado após as recentes enchentes. 

Além disso, 30 atletas que disputaram os Jogos Olímpicos de Paris estiveram no evento. A apresentação da tradicional Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército e as acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça encantaram o público com manobras no céu de Brasília.

A organização do evento estimou a presença de quase 30 mil pessoas, cerca de 8 mil pessoas participaram diretamente, entre militares, estudantes e atletas. Desse total, 3.990 participaram dos desfiles a pé, motorizados (com 133 viaturas) e montados a cavalo. A segurança do evento foi garantida por 4.882 pessoas, entre integrantes das Forças Armadas e de equipes de Segurança Pública.

Além da ministra Margareth Menezes, também estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente Geraldo Alckmin; a vice primeira-dama, Lu Alckmin; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; os ministros do STF Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Edson Fachin, além do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. 

Além dos ministros de estado: Rui Costa (Casa Civil), Nísia Trindade (Saúde), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Camilo Santana (Educação), Ricardo Lewandovsky (Justiça e Segurança Pública), José Múcio (Defesa), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos e Direitos Humanos), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Carlos Lupi (Previdência Social), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte), Juscelino Filho (Comunicações), André Fufuca (Esporte), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jáder Filho (Cidades), André de Paula (Pesca e Aquicultura), Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Laércio Portela (Secom PR), Paulo Pimenta (Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Cida Gonçalves (Mulheres).

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura