Nesta terça-feira (26), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve na sede do Banco do Nordeste (BNB) para uma reunião que destacou importantes pautas voltadas ao fortalecimento da cultura na região. Entre os temas discutidos estavam o início e acompanhamento do Programa Kariri Criativo, o Programa Rouanet Nordeste, iniciativas de crédito para a economia criativa e o alinhamento entre cultura e desenvolvimento territorial.
“O Banco do Nordeste tem um compromisso com a cultura de muitos anos”, iniciou a ministra. Segundo ela, mais do que desenvolvimento local, há uma percepção da cultura como elemento gerador de emprego e renda muito bem definido nas iniciativas realizadas pela entidade. “Com um pensamento voltado para a cultura como economia criativa e trazendo novidades para o setor”, afirmou.
O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, reforçou o papel da instituição como incentivadora da cultura regional. “O Brasil tem um olhar muito determinado em fazer com que a cultura do Nordeste chegue a mais pessoas. O Banco do Nordeste quer estar próximo das ações do Ministério da Cultura e ampliar sua participação nas atividades culturais da região.”
Também presente na reunião, a secretária da Cultura do Governo do Ceará, Luíza Cela, destacou querer “valorizar ainda mais a diversidade cultural do Ceará, mostrando como a cultura contribui para o desenvolvimento do nosso território.”
Tanto o Programa Kariri Criativo quanto o Rouanet Nordeste são coordenados pela Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic) do MinC, sob o comando de Henilton Menezes, que também participou do encontro.
A reunião contou ainda com participações virtuais de Alex Braga, diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine); e Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual. Ela, por sua vez, fez uma avaliação da construção do setor audiovisual naquele território.
“A articulação entre o Banco do Nordeste e as ações culturais ampliam horizontes para que o audiovisual nordestino ganhe protagonismo nacional e internacional”, afirmou.
Exposição
Durante a visita, a ministra Margareth Menezes participou da abertura da exposição Raízes e Resistências: Arte Negra na Coleção do Nordeste Expandido, em homenagem ao Mês da Consciência Negra. A mostra reúne obras que celebram a força dos artistas negros do Nordeste, abordando temas como ancestralidade, identidade e luta. A exposição apresenta pinturas, esculturas, fotografias e bordados que refletem a rica contribuição cultural afro-brasileira para a região.
O encontro reafirmou a importância da integração entre cultura, economia e desenvolvimento regional, consolidando o compromisso do Ministério da Cultura e do Banco do Nordeste em valorizar a riqueza cultural do Nordeste.
(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());
Fonte: Ministério da Cultura