Em entrevista ao telejornal “Em Pauta”, da GloboNews, nesta sexta-feira (05), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, falou sobre as políticas do Governo Federal para estimular a produção cultural no país. “Neste momento estamos implementando a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Durante cinco anos, todas as cidades que enviaram os planos de ação para o Ministério da Cultura vão receber, diretamente do Governo Federal, o fomento para mobilizar o setor cultural. Isso gera emprego, é uma fonte de renda e também melhora a qualidade de vida das pessoas”, frisou Margareth Menezes.

A atração, apresentada pelo jornalista Erick Bang, destacou a quarta edição da pesquisa Hábitos Culturais, feita pela Fundação Itaú e pelo Datafolha, que aponta a cultura como fonte de bem-estar para 54% dos brasileiros. Entre as atividades favoritas estão cinema, shows e festivais, ouvir música e dançar.

Para 61% dos entrevistados, os programas culturais reduzem o estresse, a tristeza, a ansiedade e a solidão. Já para 58% deles, tais atividades melhoram os relacionamentos em casa e para 50%, as relações de trabalho, enquanto que para 57%, aumentam a qualidade de vida.

Segundo o comentarista Mauro Paulino, “o acesso à cultura também faz parte da democracia. Quando observamos o mapa de distribuição dos equipamentos culturais nos municípios, independentemente do porte, percebemos que os teatros e cinemas estão concentrados nas regiões nobres ou centrais das cidades. O morador de periferia precisa percorrer grandes distâncias para chegar num equipamento desses e, se tiver dinheiro, entrar num show de grandes artistas. É por isso que é preciso democratizar, distribuir mais esses equipamentos e promover eventos culturais também nas periferias”.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura