O Ministério da Cultura (MinC), prestigiou nesta quarta-feira (7), o Festival Folclórico de Parintins e aos seus protagonistas, os bois Caprichoso e Garantido, homenageados em sessão solene realizada pela Câmara dos Deputados.
Representando a Pasta, o secretário-executivo Márcio Tavares ressaltou o apoio contínuo do MinC à tradicional festa popular, consolidada como a maior manifestação cultural da região amazônica.
Márcio enfatizou o papel crucial da Lei Rouanet para a continuidade e o sucesso do festival. “Nós do Ministério temos muito orgulho que essa festa já acontece há muitos anos com o apoio da Lei Rouanet, que tem sido fundamental para viabilizar a execução desse festival anualmente. Espero que nos próximos anos também siga cada vez mais fortalecendo neste movimento de que a gente precisa garantir que o incentivo fiscal oferecido pelo governo federal, pelo Ministério da Cultura, consiga dar conta da imensa diversidade cultural que o Brasil tem e que a Amazônia tem”, declarou.
O secretário também conectou a expressividade cultural do festival à preservação ambiental, especialmente relevante no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 – COP 30, que será sediada no Brasil em novembro.
“Na criatividade da nossa gente também tem um caminho de preservação. Esse é um ano de COP 30, vamos ter o festival no próximo mês, e acredito que através do festival a gente já sinaliza a respeito de como pode preservar a Amazônia valorizando aquilo que temos de melhor, que é a gente e a cultura dos povos da Amazônia, que constroem uma das coisas mais encantadoras que este país oferece, que é esse Festival”, afirmou.
O Festival Folclórico de Parintins, marcado pela disputa entre os Bois Garantido e Caprichoso, é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao MinC. A sessão solene que celebrou sua importância foi uma iniciativa do deputado federal Saullo Vianna, que reconheceu o profundo impacto cultural dos Bois de Parintins para o país.
Presente na cerimônia, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciou o compromisso de potencializar a divulgação e a exposição do Festival Folclórico de Parintins em escala global. Freixo informou que levará jornalistas estrangeiros para cobrir o evento, com o objetivo de ampliar sua visibilidade internacional.
A tradicional dança dos bois bumbás Garantido e Caprichoso remonta ao início do século 20, mas foi em 1966 que as duas agremiações foram convidadas a integrar oficialmente o festival. Neste ano, a festa está agendada entre 27 e 29 de junho.
Fonte: Ministério da Cultura