A Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC) realizará, entre os dias 28 e 30 de outubro, o Seminário Economia Audiovisual e Interseccionalidades, que dará continuidade à construção do novo Plano de Diretrizes e Metas (PDM) do Audiovisual Brasileiro. Este evento discutirá questões fundamentais para o fortalecimento do setor audiovisual, abordando a inclusão de mulheres, negros, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e outros grupos historicamente sub-representados, além de explorar o impacto econômico do audiovisual na geração de empregos e renda no Brasil.

Essa é uma etapa essencial na formulação do PDM, que orientará as políticas públicas para o audiovisual nos próximos dez anos. As discussões e sugestões levantadas durante o evento serão consolidadas e analisadas pelo Conselho Superior de Cinema, em conjunto com a SAV, responsável por elaborar o plano que guiará o setor.

O seminário também se baseará nos debates ocorridos nos encontros regionais do Circula MinC, realizados em cinco regiões brasileiras, onde foram discutidos temas como acessibilidade, regionalização e o fortalecimento da cadeia produtiva. Essas contribuições já vêm sendo coletadas desde setembro, com a participação ativa de representantes do setor e da sociedade civil.

Entre 02 e 13 de dezembro de 2024, o PDM passará por uma consulta pública nacional no portal do Ministério da Cultura. A SAV continuará a promover diálogos abertos para garantir que o PDM reflita as reais necessidades e expectativas do setor audiovisual e da sociedade. O plano será finalizado em 2025, representando uma construção coletiva, democrática e participativa.

Serviço:

Data: 28 a 30 de outubro de 2024
Local: São Paulo (SP) – Auditório do FIESP (Av. Paulista, 1313) e na Cinemateca Brasileira ( Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)
Horário: Abertura às 15h

Outras informações
Assessoria de Imprensa MinC
Sheila de Oliveira
(31) 99246-2687

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura