O Ministério da Cultura (MinC) promoveu nesta quarta-feira (2), uma live em seu canal no YouTube, para detalhar e responder dúvidas sobre o Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias, realizado em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR). Lançado no último dia 12 de setembro, o edital tem como beneficiárias as mais de 800 rádios comunitárias cadastradas pela Secom e que podem ser consultadas na Portaria SE/Secom/PR nº 2, de 15 de maio de 2024

Os veículos interessados em participar têm até a próxima segunda-feira (7) para fazer a inscrição no edital, utilizando o sistema Mapa da Cultura. Além da ficha de inscrição, será necessário inserir um planto de trabalho que descreva a execução da parceria (a veiculação dos spots) e o envio da declaração conjunta de comprometimento com leis e políticas da Pasta.

O coordenador-Geral de Articulação da Cultura Viva, Rodrigo Dias, abriu o evento virtual com a apresentação do conceito e dos objetivos da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que há mais de 20 anos valoriza e fomenta ações culturais em diversos territórios, em parceria com entes federados e a sociedade civil. Aproveitou a oportunidade para convidar as rádios comunitárias a se cadastrarem como Pontos de Cultura.

“A Cultura Viva é maior política cultural de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura e uma referência para outros países da América Latina. Se vocês têm interesse em fazer parte dessa política, acessem o site gov.br/culturaviva e se inscrevam como Pontos de Cultua. Hoje, já temos mais de 6 mil pontos cadastrados em nível nacional”, convidou Rodrigo Dias.

Em seguida, ele explicou as cinco etapas do edital: inscrição, habilitação, celebração do Termo de Execução Cultural, pagamento e apresentação de relatório. Também reforçou que esta é uma iniciativa inédita voltadas às rádios comunitárias no país.

“O edital tem como objetivo o apoio cultural a rádios comunitárias para promoção da Política Nacional de Cultura Viva. É um edital novo para o MinC e que abre a oportunidade de se tornar um modelo a ser replicado por outros ministérios. Promover a conexão entre as políticas culturais de base comunitária e as comunicações comunitárias também é um dos objetivos desse edital”, concluiu.

Sobre o Edital
Cada emissora receberá um valor bruto de R$ 2.466,09, totalizando um investimento de R$ 2 milhões nessa iniciativa inédita no âmbito das políticas públicas voltadas à comunicação comunitária. Em contrapartida, as emissoras deverão contribuir na divulgação da Política Nacional de Cultura Viva.

Segundo o edital, as rádios contempladas deverão veicular pelo menos dez mensagens com foco no fortalecimento e articulação da rede Cultura Viva nos territórios, com 60 segundos cada. Os veículos ficarão responsáveis pela gravação e transmissão de áudios, com base no conteúdo definido pelo Ministério da Cultura.

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Fonte: Ministério da Cultura