Representando o Ministério da Cultura (MinC), a titular da Secretaria dos Comitês de Cultura (SCC), Roberta Martins, participou do 7º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, nesta quarta (26), em Belo Horizonte (MG). O evento reuniu cerca de 1.900 gestores, representando 741 municípios do estado.
Com o intuito de levar informações e tirar dúvidas sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC), a secretária provocou a plateia a pensar nos desafios e nas potencialidades dos sistemas locais de cultura. Ela destacou também o papel essencial das cidades na implementação das políticas públicas, e lembrou a importância da formação.
“A gente precisa propor uma ação de formação de gestores regionais, nossa equipe do Ministério está à disposição para isso e faz também assistência técnica, para auxiliar, por exemplo, quem está chegando para uma nova gestão nas prefeituras. Além disso, temos os comitês de cultura que atuam para auxiliar quem está na ponta, ensinando desde construção de portfólio até mecanismos de acesso às políticas públicas. Fortalecer essa formação é fundamental para garantir que os recursos cheguem a quem realmente precisa, e essa articulação precisa ser federativa, por meio do Sistema Nacional de Cultura”, destacou.
Durante o evento, Roberta também lamentou a morte do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, que faleceu no dia do Encontro, em decorrência de complicações de um linfoma. “Ele sempre foi muito parceiro do Governo Federal e das nossas ações no Ministério da Cultura”, lembrou.
Encontro
O 7º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).
A programação vai até dia 28 de março e acontece em três espaços culturais queintegram o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte: Sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Biblioteca Pública Estadual e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.
No encerramento, que acontece nesta sexta-feira, os gestores participarão de uma visita técnica ao Inhotim, em Brumadinho, um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());
Fonte: Ministério da Cultura