O Auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura de Itapecerica da Serra, em São Paulo, sediou na última sexta-feira (28) o Encontro de Culturas Populares e Comunidades Tradicionais. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento reuniu artistas, gestores públicos e representantes de comunidades tradicionais de matrizes africanas, de terreiros e de povos originários. Os participantes tiveram a oportunidade de debater políticas públicas e a valorização desses segmentos. As apresentações culturais ficaram por conta da dupla local de sertanejo Tony e Bento, além de canto e dança indígena de (Toré) Fulni-ô – Kariri Xocó – Awassury Fulkaxó.

Na cerimônia de abertura, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, destacou a importância do diálogo interfederativo e com a sociedade civil na implementação e na gestão das políticas públicas. “A cultura é o DNA da democracia. As políticas para as culturas populares e tradicionais têm que ter participação coletiva”, explicou Márcia.

Segundo o diretor de Promoção das Culturas Populares do MinC, Tão Soares, “esse intercâmbio cultural não apenas enriquece a tapeçaria social da cidade, mas se torna um pilar essencial para a Política Nacional das Culturas Tradicionais e Populares, reafirmando que cada expressão cultural é um manifesto de resistência e identidade”. 

Já o prefeito Dr. Ramon Corsini reforçou compromisso da sua gestão com respeito as culturas de matriz africana e com a promoção da igualdade racial. “Neste momento em que reunimos aqui celebridades da cultura local, nós reforçamos que temos hoje a atuação pela igualdade racial como prioridade da nossa Administração. Nossa cidade não permite nenhum tipo de discriminação”. O vice–prefeito Allan Dias acrescentou: “Foi um dia histórico, que vai ficar marcado na nossa cidade. Nosso mandato vai dar prioridade à Cultura”, garantiu.

Na avaliação do diretor municipal de Cultura, Pai Walmir Damasceno, Itapecerica deu ‘um salto de qualidade na luta” pela valorização dos povos e comunidades tradicionais”. Citou outros avanços na cidade, como a restruturação do Conselho Municipal de Igualdade Racial; a Lei Municipal de Política e Promoção de Igualdade Racial; instituição do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município; além da coordenadoria de Políticas e Promoção de Igualdade Racial e Direitos Humanos.

No segundo ato do encontro, os presentes acompanharam a palestra “O Que Somos, O Que Queremos, Para Onde Vamos e Como Estamos”, ministrada por Luzi Borges, diretora de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e de Terreiros do Ministério da Igualdade Racial. Na sequência, Mariana de Souza Rolim, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, palestrou sobre a “Salva Guarda e Proteção de Espaços e Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e de Terreiros em São Paulo”.

Foto: Prefeitura Itapecerica da Serra

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura