Na noite desta terça-feira (14), horário local em Cannes, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, participaram da cerimônia de abertura oficial do 78º Festival de Cannes. A presença da delegação brasileira marca não apenas o início do evento, considerado um dos mais prestigiados do cinema mundial, mas também o protagonismo do Brasil como País de Honra no Marché du Film, o maior mercado audiovisual do planeta, que tem seu início amanhã (14).

A edição deste ano ganha um significado especial para o Brasil, que marca os 200 anos de relações diplomáticas com a França, parceria histórica que tem se fortalecido por meio da cultura e da coprodução audiovisual. Essa cooperação se reflete na seleção oficial do festival, que conta com três produções com participação brasileira, todas estreando mundialmente durante o Festival.

Na Competição Oficial, o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, representa o Brasil com destaque. A produção é fruto de uma coprodução entre Brasil e França, ao lado da Alemanha e da Holanda. O longa concorre à cobiçada Palma de Ouro, prêmio máximo do festival.

Na mostra Un Certain Regard, voltada à ousadia artística e a novos olhares do cinema contemporâneo, o longa O Riso e a Faca (I Only Rest in the Storm) também leva o Brasil à tela. A obra é uma coprodução entre Brasil, Portugal, Romênia e França, e integra a seleção de apenas 16 títulos da prestigiada seção paralela.

Já na seleção Cannes Classics, que celebra grandes nomes e obras da história do cinema, o diretor Cacá Diegues será homenageado com um documentário sobre sua trajetória. A produção também concorre ao Olho de Ouro, prêmio de Melhor Documentário.

Marché du Film: Brasil como País de Honra no maior mercado audiovisual do mundo

Paralelamente às atividades do Festival, o Brasil tem uma presença estratégica no Marché du Film, que acontece entre os dias 14 e 21 de maio. A homenagem como País de Honra é resultado de uma articulação entre o Ministério da Cultura (MinC), a Spcine, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Embaixada do Brasil na França e o programa Cinema do Brasil.

Com uma delegação robusta formada por produtores independentes, instituições e representantes do audiovisual selecionados pelo edital lançado mês passado, o MinC reafirma em Cannes o seu compromisso com a internacionalização do setor audiovisual e com a valorização da cultura como vetor de desenvolvimento.

A programação intensa inclui painéis, encontros de coprodução, rodadas de negócios e exibição de obras nacionais, reafirmando a diversidade criativa e sua capacidade do Brasil de dialogar com o mercado internacional. Com dois estandes no Marché, as atividades se centralizam no estande do Cinema do Brasil, funciona como ponto de encontro para produtores, curadores e agentes de vendas de todo o mundo, interessados em parcerias com o audiovisual brasileiro.



Fonte: Ministério da Cultura