O Ministério da Cultura (MinC), representado pelo secretário-Executivo adjunto da Pasta, Cassius Rosa, participou da abertura da IV Conferência Municipal de Cultura de João Pessoa. O evento, realizado no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), no bairro de Mangabeira, reuniu lideranças dos movimentos negro, LGBTQIA+, povos de terreiro e população indígena, além de representações do Conselho Municipal de Cultura e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

De acordo com Cassius, é essencial resgatar as discussões sobre políticas públicas culturais e estabelecer metas para os próximos anos. “Foi um momento de escuta, para iniciar o debate e construir, de fato, um plano municipal de cultura que dialogue com todas as demandas sociais, e que possamos fortalecer esses espaços, no sentido de construir um plano nacional”, afirmou.

Diretor Executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, salientou que o momento atual é de diálogo e organização. “Esse é o momento único. A cultura estava sendo marginalizada e criminalizada no Brasil e esta Conferência será um grande passo na formulação das nossas políticas de cultura”, avaliou.

Já para Alexandre Santos, presidente do Conselho Municipal de Cultura, o encontro é um espaço orgânico da formulação e consolidação de políticas públicas culturais. “Nós que estamos aqui temos uma responsabilidade única que é construir políticas para os próximos anos, mas com a perspectiva da regularidade de investimentos. Essa é nossa hora de construir uma perspectiva de futuro”.

Secult estadual

Ainda na tarde da sexta-feira, Cassius Rosa se encontrou com o secretário Estadual de Cultura da Paraíba, Pedro Santos. Na ocasião, foi apresentado um balanço preliminar da aplicação da Lei Paulo Gustavo (LPG) e a importância de fortalecer os pontos de cultura local. “Saímos muito felizes desse encontro ao perceber o esforço que a Secretaria Estadual de Cultura tem feito para executar as ações em todos os municípios. Já temos mais de 50% dos municípios aqui da Paraíba já com seus editais lançados”, pontuou o secretário.

E concluiu: “Também estamos preparando a estrutura para iniciar a implantação da Política Nacional Aldir Blanc, importante para a cultura da Paraíba e do Brasil. Pelos próximos cinco anos, nós teremos R$ 3 bilhões por ano para investir nos estados e municípios e construir uma política cultural de forma permanente”.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura