Joelma Gonzaga, secretária de Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC) participou nesta quarta-feira (24) da cerimônia de entrega do Prêmio Cabíria e do Cabíria LAB, durante a 6ª edição do Cabíria Festival. O evento é dedicado à difusão de obras realizadas por cineastas mulheres e criadores da comunidade LGBTQIAPN+.

Realizado em São Paulo entre os dias 18 de julho e 4 de agosto, o festival é uma iniciativa da Laranjeiras Filmes, com correalização da Ipê Rosa Produções, patrocínio da Spcine e Lei Paulo Gustavo, e recebe o apoio de diversas instituições.

Desde sua criação, o Prêmio Cabíria e o Cabíria LAB já contemplaram 130 roteiros, muitos dos quais evoluíram para produções de sucesso como o “Levante”, com roteiro de Maria Helena Morán Atencio e Lillah Halla, premiado no Festival de Cannes em 2023.

Joelma destacou a importância do apoio institucional ao festival: “É essencial que continuemos a apoiar iniciativas como o Cabíria Festival, que celebram e promovem a diversidade e a inclusão no audiovisual. Esse reconhecimento fortalece nossa cultura e enriquece nosso panorama artístico, reafirma nosso compromisso com um ambiente onde todas as vozes possam ser ouvidas e valorizadas”, avalia.

O Festival Cabíria

Desde a sua criação em 2015 como um prêmio de roteiro focado em histórias escritas e protagonizadas por mulheres, o Cabíria evoluiu, transformando-se em um festival completo em 2019.

A edição deste ano conta com uma programação híbrida, incluindo exibições presenciais em São Paulo e atividades online acessíveis para todo o Brasil. A programação inclui obras de diferentes gêneros, debates e atividades formativas, refletindo o compromisso do evento com a igualdade de gênero e a diversidade na cadeia produtiva do audiovisual.

Em São Paulo, o CineSesc será o palco das mostras de filmes e encontros com cineastas, enquanto a ESPM sediará master classes, painéis e palestras.

Durante a cerimônia, foram anunciados os vencedores do 9º Cabíria Prêmio de Roteiro para longa-metragem de ficção e o Prêmio Selo ELAS Cabíria Telecine, que oferece consultoria especializada ao projeto vencedor. Além disso, três roteiristas foram premiados com o Prêmio Cardume Cabíria, em parceria com a plataforma de streaming Cardume, para o desenvolvimento de roteiros de curtas-metragens.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura