Tem início na próxima semana a capacitação dos selecionados na 3ª Edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2023, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). O evento 100% online ocorre nos dias 9, 11 e 17 de outubro e é voltado aos 260 empreendedores brasileiros selecionados por meio do Edital de Chamamento Público MinC nº 04/2023, além dos 60 representantes do país convidado de honra desta edição, a Argentina.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa da abertura da ação formativa na próxima segunda-feira (09), ao lado do secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, do diretor e chefe de representação da OEI no Brasil, Leonardo Barchini, da diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura, Andréa Guimarães, da coordenadora de Inteligência de Mercado, Micaela Neiva e da coordenadora de Conteúdo, Danielle Nigromonte.

“Os dados da economia criativa no Brasil indicam um futuro promissor. Atualmente, a economia criativa é responsável por 3,11% do PIB (Produto Interno Bruto). Ela gera emprego e renda para mais de sete milhões de pessoas em um universo de mais de 130 mil empresas. Isso sem contar o poder de transformação social que a cultura promove”, ressalta a chefe do MinC.

O secretário de Economia Criativa e Gomento Cultural do MinC classifica as capacitações como um aquecimento para o MICBR. “Daremos início, agora, às atividades de preparação da delegação brasileira para o MICBR 2023, oferecendo a estes profissionais ferramentas de apoio para as atividades de negócios. Buscamos ampliar o potencial de fechamento de negócios e as parcerias. Além de seguir impulsionando os resultados dessa política pública do MinC”, explica Henilton.

Formato

100% online, a capacitação contará com apresentações de técnicos do MinC, enquanto a representante do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (Neccult), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Roberta Piedras, discorrerá a respeito da Avaliação dos Mercados Criativos (2016-2023) e fornecerá orientações sobre metodologia de avaliação do MICBR 2023.

No dia 11, juntam-se à equipe da Cultura representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil): Eros Silva (gestor de Projetos Setoriais) e Clarissa Furtado (gerente de Competitividade). Eles apresentarão informações sobre a atuação da Agência para promoção e exportação de bens e serviços, além de oportunidades oferecidas pela ApexBrasil. Já Gabriel Walmory, da Equipe Broggini, versará sobre treinamento da plataforma MICBR. Já no dia 17 de outubro, é a vez de Jane Blandina, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tratar de preparação para mentorias presenciais.

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Fonte: Ministério da Cultura