Fazedoras de cultura estarão reunidas até quinta-feira (20) em Natal, no Rio Grande do Norte, para trocar experiências, fortalecer organizações e incentivar a participação feminina na construção de políticas públicas. O I Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Ministério das Mulheres, foi aberto nesta terça-feira (18) no Complexo da Rampa. A cerimônia contou com apresentações culturais e as presenças das ministras Margareth Menezes (MinC) e Cida Gonçalves (Ministério das Mulheres), além da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

“Queremos fortalecer a participação das mulheres nos lugares de poder não só na cultura, mas em todos os espaços. Nós temos competência para isso, e está na hora de darmos novos passos e trazer a nossa colaboração para o âmbito da política, dos lugares de comando”, declarou a ministra Margareth Menezes.

A ministra Cida Gonçalves destacou a importância política da cultura e a participação feminina: “A cultura sempre foi a melhor expressão de resistência política nesse país. Sempre teve um papel fundamental na construção da democracia e a maioria das mulheres está presente nesse setor.”

“Mais do que nunca, a gente precisa cuidar da cultura e da educação. Esse casamento aqui é perfeito. Afinal de contas, nós, mulheres, somos mais da metade da população. Então temos que chamá-las para estar nessa linha de frente”, comentou a governadora Fátima Bezerra.

Diversidade e inclusão

Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, ressaltou a questão da pluralidade: “É muito importante a gente pensar que estamos falando de mulheridades, de mulheres de todas as idades, de toda a diversidade, as indígenas, as quilombolas, as negras, as ciganas, as brancas, as pardas. É significativo que a gente tenha esse sentido de união”.

Roberta Martins, secretária dos Comitês de Cultura, salientou o papel econômico do segmento: “Esse é um momento histórico. É a primeira vez que fazemos um encontro de mulheres e cultura. A cultura é a grande articuladora da economia brasileira no campo popular, e nós, mulheres, estamos inseridas nesse contexto.”

Programação do seminário

A programação do seminário inclui debates, mesas temáticas e oficinas para promover o diálogo e a construção coletiva de saberes. Apresentações culturais com mulheres de diversos segmentos culturais do país serão realizadas ao final de cada dia. Um caderno temático será produzido ao final do evento, documentando a relatoria e os processos para suporte em experiências similares.

Participação e parcerias

O evento também contou com a presença de Mary Land Brito, secretária extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, e Olga Aguiar, secretária das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, além de parlamentares, representantes do Sebrae e da sociedade civil.

Debates e mesas temáticas

No primeiro dia, o MinC participou da mesa “Mulheres nas Políticas Culturais”, com mediação de Luci Souza e presença de Márcia Rollemberg e Roberta Martins.

Na quarta-feira (19), das 9h às 12h30, Desiree Tozi participará da mesa “Um Brasil sem Misoginia por Meio da Cultura”. No mesmo dia, grupos de reflexão serão realizados das 16h30 às 17h30, com mediação de Mukaíla Manika e Karina Gama.

Apoio e organização

O evento é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Cultura e das Mulheres, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, com apoio da Fundação José Augusto, Sebrae-RN, Sterborn, Pipoka Bokus, Força Associativa Nacional e Instituto Nordeste de Autorregulação.

Serviço:
I Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura

Data: de 18 a 20 de junho de 2024

Local: Complexo da Rampa – Rua Cel. Flamínio, 1 – Santos Reis, Natal, Rio Grande do Norte

Programação:

Dia 19 de junho – quarta-feira
8h30 – Abertura do espaço
9h30 às 10h30 – Mesa 3: Um Brasil sem Misoginia por meio da Cultura
Mediação: Lucimara Cardozo (MMulheres)
Participam: Desiree Tozi, Isolda Dantas, Mary Land Brito (Sec. Extraordinária de Cultura do RN), Olga Aguiar (Sec. de Estado da Mulher, da Juventude, da Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEMJIDH) e Viviane Martins (Sec. Nacional de Cultura do PT)

10h45 às 12h45 – Mesa 4: Comunicação para Diversidade Cultural – um Instrumento para um Brasil sem Misoginia
Mediação: Karina Gama – MinC
Participam: Cynara Menezes, Ceci Oliveira, Maíra Bitencourt, Claúdia Maciel e Raquel Eshilley, Emanuely Potiguara
12h45 às 13h45 – Almoço
14h às 16h- Mesa 5: Economia Criativa como Ferramenta de Capacitação e Emancipação das Mulheres
Mediação: Lu Carvalho (MMulheres)
Participam: Carol Carvalho, Divaneide Basílio, Lucilene Kalunga, Samela Gomes, Sara Loiola e Verônica Melo (Sebrae)
16h às 16h30 – Coffee Break

16h30 às 17h30 – Grupos de Reflexão:
1) Mulheres nas Políticas Públicas Culturais e a Política Cultural para Mulheres (mediação: Luci Souza);
2) Ancestralidade, Identidade, Diversidade e Acessibilidade nas Práticas Culturais Brasileiras Femininas (mediação: Mukaila);
3) Um Brasil sem Misoginia por meio da Política Nacional das Artes (mediação: Lucimara);
4) Mulheres e Cultura: Processos Comunicacionais (mediação: Karina Gama);
5) Economia Criativa 5: (mediação: Lu Carvalho).
17h30 às 18h30 – Apresentação da Relatoria e dos Grupos de Reflexão
20h30 – Encerramento do evento

Dia 20 de junho – quinta-feira
Oficinas em parceria com o Sebrae- RN
9h às 10h30 – Oficina: Produção de Conteúdo para redes sociais
10h30 às 11h – Coffee Break
11h às 12h30 – Oficina: Empreendedorismo Feminino

 

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura