O Ministério da Cultura (MinC) participou de uma agenda em São Paulo para fortalecer a articulação de políticas culturais com representações populares das periferias da região. Durante a atividade organizada pelo Comitê de Cultura no estado, a secretária dos Comitês de Cultura (SCC) do MinC, Roberta Martins, lembrou que é prioridade do governo federal construir políticas públicas de cultura com participação social.
“O que a gente faz é política pública de cultura. Isso é o qualificador da democracia no Brasil. E isso está articulado com o debate da promoção da igualdade racial, da valorização de corpos dissidentes, e da valorização da fala dos territórios e a gente está colocando essa discussão na perspectiva da transformação social. O Programa Nacional dos Comitês de Cultura é um programa que o presidente Lula pediu para ser criado. Os comitês são estimuladores dessa realidade da sociedade, que precisa cada vez mais se articular, se colocar em redes. Essa é a forma que a gente vai poder traduzir a democracia na forma brasileira”, destacou.
A conversa foi realizada no dia 19 de setembro, no Centro Cultural Arte em Construção, que fica localizado na Zona Leste de São Paulo. O encontro é parte de uma agenda comprometida com o diálogo com movimentos sociais sobre as culturas periféricas. A coordenadora de Planejamento da Cultura Viva, Juliana Caetano, também estava presente. Durante a atividade, ela enfatizou o caráter democrático da política.
“Estou aqui para ouvir vocês e para a gente dialogar. A Política Nacional de Cultura Viva tem uma gestão compartilhada entre o poder público e a sociedade civil, isso está na lei, está na sua fundação. E ela se renova, nós estamos passando por um momento fundamental de retomada não só do Ministério da Cultura como dos outros investimentos nos Pontos e Pontões de Cultura”, lembrou.
PNCC
O Programa Nacional dos Comitês de Cultura foi criado com o objetivo central de ampliar o acesso às políticas públicas culturais, promovendo a cultura como um direito fundamental. Por meio do fortalecimento da democracia e da participação social, o programa visa integrar a cultura nas agendas locais, regionais e nacionais, fortalecendo a compreensão de que a cultura é um pilar essencial da cidadania e do desenvolvimento social, de maneira transversal com as demais políticas do governo federal.
PNCV
A Política Nacional de Cultura Viva é uma política pública de Estado gerida de forma compartilhada pelo MinC em parcerias intergovernamentais e com governos estaduais, distrital, municipais, grupos e instituições culturais, gestores e produtores culturais e sociedade civil. O objetivo é articular, capacitar e fomentar ações realizadas por entidades, coletivos e agentes culturais em suas comunidades, além de apoiar, valorizar, reconhecer, dimensionar e divulgar as culturas e os fazeres culturais em seus diferentes territórios.
(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());
Fonte: Ministério da Cultura