O Ministério da Cultura (MinC) assinou, nesta sexta (21), um acordo de cooperação técnica com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para qualificar gestores e gestoras públicas de cultura de todo o país. O objetivo é oferecer cursos voltados para a gestão em políticas públicas, por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) da universidade. 

O termo prevê ainda a colaboração da universidade nas atividades de divulgação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), criado para ampliar o acesso às políticas e fortalecer a democracia por meio da participação social.

O acordo foi assinado em ato realizado na reitoria da UEPG, em Ponta Grossa (PR). Durante a solenidade, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que parcerias com universidades são um dos caminhos escolhidos pelo Ministério para nacionalizar o fomento e as políticas de cultura.

“Para a política que estamos implementando no Ministério da Cultura, nessa renovação para nacionalizar o fomento, as universidades são importantes parceiras. Temos um histórico de relações entre o MinC e universidades. Estamos retomando e dessa vez nós estamos querendo mais, porque queremos chegar a todos os lugares, identificando universidades como essa, que já tem experiência também em fomentar a cultura”, declarou.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, se disse honrado com a escolha. “É inenarrável, uma coisa muito importante na história dessa universidade. É o reconhecimento do nosso compromisso com a cultura, do nosso compromisso com a inclusão, é o reconhecimento do nosso compromisso com a educação pública”, declarou.

O deputado federal Aliel Machado, presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, é natural de Ponta Grossa (PR) e trabalhou intermediando o acordo entre o MinC e a UEPG.  “Nós estamos fazendo com que os sonhos das pessoas se concretizem”, declarou durante a assinatura do termo. 

Cultura no interior

Na passagem pela cidade de Ponta Grossa, a ministra também participou do 3° Encontro de Cultura do Interior do Paraná. O evento reuniu gestores e gestoras culturais de mais de 170 cidades do estado para debater e fortalecer as políticas públicas do setor.

Na abertura da atividade, Margareth Menezes lembrou que as políticas culturais não podem ser uma invenção de quem está como gestor, mas sim atender à população”. E completou: “a missão precisa ser atender o setor cultural do jeito que ele existe, porque, independentemente de governos, a arte e a cultura acontecem”.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura