O Ministério da Cultura (MinC) informa a reabertura do Sistema de Apoio à s Leis de Incentivo à Cultura (Salic). Após tentativas de ataque hacker que afetaram a plataforma no final de outubro, o sistema está novamente disponÃvel para a apresentação de novas propostas nesta quinta-feira, dia 7 de novembro. E permanecerá assim até à s 23h59 do próximo dia 12.
A reabertura do Salic garantirá a continuidade dos projetos culturais, evitando prejuÃzos aos proponentes que se viram impossibilitados de submeter suas novas propostas ou realizar procedimentos de gestão em seus projetos em execução devido à s instabilidades.
Serão retomados também todos os procedimentos de gestão de projetos, como movimentação financeira, readequações, apresentação de prestações de contas, etc. Proponentes que tiveram prazos encerrados durante a paralisação podem solicitar a reabertura desses prazos diretamente no Salic, em até cinco dias após a retomada do sistema, garantindo que nenhum projeto seja prejudicado.
Por conta da paralisação, a próxima Reunião Plenária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), marcada para o dia 12 de novembro, será adiada em uma semana, sendo realizada no dia 19, viabilizando a inclusão de maior número de projetos na pauta.
Contexto
Desde 29 de outubro, o Salic foi alvo de tentativas de invasão, resultando em uma instabilidade acentuada e na sobrecarga dos servidores. Segundo a Pasta, o volume de acessos à plataforma ultrapassou 18 mil acessos simultâneos, um número atÃpico para o perÃodo, revelando ações de sobrecarga com o objetivo de interromper a operação do sistema.
Em resposta, a plataforma foi temporariamente retirada do ar, e a equipe técnica trabalhou para implementar medidas de segurança adicionais e assegurar a integridade dos dados dos proponentes e de todas as etapas envolvidas na gestão de projetos culturais.
Durante o perÃodo em que o sistema esteve fora do ar, o envio de novas propostas, além das etapas de análise, avaliação e liberação de recursos, ficaram paralisados. A medida foi necessária para reforçar a segurança do sistema e proteger o processo de aprovação e execução dos projetos culturais, que inclui avaliações técnicas, análises pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), e outras etapas essenciais.
(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());
Fonte: Ministério da Cultura