A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da Procissão Fluvial do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, neste sábado (7). O evento católico é considerado a maior celebração mundial em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e reúne milhares de pessoas todos os anos.

Pela manhã, a ministra embarcou no navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil. Margareth Menezes revelou estar emocionada em participar do Círio de Nazaré, celebração que reúne fé, devoção e cultura. “É um presente muito grande poder estar aqui, especialmente como ministra. São milhões de corações de brasileiros pulsando neste momento”, afirmou poucos momentos antes da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré sair do trapiche de Icoaraci com destino à Berlinda na Escadinha do Porto do Cais, em Belém.

“A ministra vai receber todas as bençãos para mais um ciclo, lutando pela nossa cultura, levando a cultura brasileira para o mundo e, o principal, para dentro do coração de cada brasileiro e brasileira”, desejou a secretaria de Cultura do Pará, Úrsula Vidal.

Realizado anualmente desde 1793, o evento é reconhecido como Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Ele recebe incentivo via Lei Rouanet.

A celebração reúne uma série de atividades em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, cuja imagem foi encontrada em 1.700 pelo caboclo Plácido José de Souza.

Trajeto

Após Missa do Traslado, na manhã de sexta-feira (06), a imagem Peregrina de Nossa senhora de Nazaré é transportada em um trajeto de 50 quilômetros, do distrito de Ananindeua ao de Marituba (a 11 quilômetros de Belém).

Neste sábado, uma série de romarias (rodoviária, fluvial e de moto) são realizadas em uma demonstração de fé que reúne milhares de pessoas no estado do Pará. De acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré, oficialmente, acontecem 14 romarias.

Momento muito esperado é na noite de sábado, quando o transporte da peregrina é acompanhado por velas, o que teria originado o nome da celebração, uma vez que círio significa vela.

No domingo (08), as atividades se iniciam com Missa do Círio na Catedral e o agrupamento de milhares de devotos. São esperadas cerca de dois milhões de visitantes.

O Círio começa na Catedral Metropolitana de Belém em direção à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Além da procissão principal, o Círio conta com outras atividades religiosas e culturais, como missas, novenas, procissões menores, shows e apresentações folclóricas.

A ministra, que também participou da romaria terrestre, estava acompanhada pela secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, e do governador do Pará, Helder Barbalho. “Um dos momentos mais emocionantes em Círio é a descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória”, postou ele em uma rede social.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura