O Ministério da Cultura (MinC) informa que o prazo para inscrições no curso livre de Sonorização termina nesta terça-feira (22). A formação, realizada em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG), abrange aspectos relacionados à captação e edição de áudio, mixagem, sonorização de ambientes e trilhas sonoras para produções audiovisuais.

As inscrições poderão ser realizadas até às 23h59 de hoje no site da Escult. O curso, que é gratuito, será realizado na modalidade a distância e conta com a carga horária de 60 horas. A formação foi elaborada por Luana Viana e Silva e Ana Paula Mendes Alcanfôr Nascimento Magalhães e destinada a estudantes e/ou trabalhadores do setor cultural.

“É com grande alegria que lançamos mais um curso da área de audiovisual pela Escult, sob a responsabilidade do Instituto Federal de Goiás. O curso de Sonorização tem o objetivo de promover a formação de estudantes e profissionais da área da cultura para atuar na produção sonora das mídias audiovisuais, fortalecendo o seu potencial criativo e técnico, preparando-os para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades no setor do audiovisual”, explicou a coordenadora pedagógica do IFG, Rosselini Ribeiro.

Dividido em quatro módulos, o curso aborda aspectos essenciais da sonorização para o audiovisual. A partir de uma introdução aos princípios básicos da sonorização, os estudantes aprenderão sobre os diferentes tipos de equipamentos de captação de som e suas aplicações. Também serão lecionadas técnicas detalhadas de captação e edição, bem como a complexidade da mixagem e sonorização de ambientes. A formação inclui, ainda, o conhecimento sobre o design sonoro e a produção de trilhas, permitindo aos estudantes criar composições apropriadas para diversos tipos de produções audiovisuais.

Escult

A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ela integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura (PNC), a proposta é oferecer cursos livres, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de pós-graduação.

Mais informações no site da Escult.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura