Uma comitiva formada por nove jovens artistas brasileiras(os) vai participar da 21ª Bienal de Dança de Lyon, um dos mais importantes festivais internacionais de dança contemporânea do mundo, que acontece de 6 a 28 de setembro na cidade francesa. A ação, inédita, é realizada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025, e integra a programação oficial do Ano Cultural Brasil-França.
Composta por artistas de 18 a 29 anos, de todas as regiões do país, a comitiva foi selecionada por meio de chamada pública da Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 – Temporada Cultural Brasil-França: participação de jovens criadores(as). O grupo vai participar de um percurso formativo com workshops, oficinas e mesas de debate oferecidos pela Bienal em parceria com o Centre National de La Danse (CND).
Além da participação em ações de formação, a comitiva terá um espaço físico destinado à performance e apresentação/articulação de seu trabalho no Focus Dance, linha de atuação da Bienal voltada aos grupos e artistas para um público de programadores, curadores, coreógrafos, diretores de festivais franceses, entre outros.
A atuação dos jovens criadoras(es) em Lyon se soma às demais ações de internacionalização do Ano Cultural Brasil-França, uma iniciativa bilateral coordenada pelos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores do Brasil e da França, em parceria com o Instituto Guimarães Rosa, o Institut Français (Paris) e as respectivas embaixadas.
Conheça a comitiva brasileira de jovens artistas na Bienal de Dança de Lyon 2025:
Eros Nedu
Região Centro-Oeste
Goiânia (GO)
Instagram: @erosnedu
Artista-docente e criador em dança, atua como intérprete-criador há 10 anos e atualmente cursa Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Goiás (UFG). Seu trabalho tem intersecção com audiovisual e performance drawing.
Giih Ferres
Região Nordeste
Pesqueira (PE)
Instagram: @giih.ferres
Bailarino profissional, professor de danças populares, coreógrafo, produtor artístico e cultural. Fundador da Corporação GF de Frevo, atua há 17 anos na arte, com destaque no frevo. É referência na valorização e difusão da cultura pernambucana.
Giulia Nascimento
Região Norte
Parauapebas (PA)
Instagram: @giulianascimento___
Pesquisadora licenciada em Dança pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bailarina formada nos níveis elementar e médio da metodologia cubana, tornando-se a primeira nortista formada pela Escola Nacional do Ballet de Cuba no Brasil (ENBC/BR), e professora credenciada pela mesma. Participou de festivais dentro e fora do seu estado, sendo premiada em várias categorias, acumulando mais de 100 premiações em conjuntos, trios, duos e solos. Premiada como Embaixadora FENDAPARÁ.
Heleno Carneiro
Região Sudeste
Belo Horizonte (MG)
Instagram: @helenoar
Homem trans, bailarino, ator e diretor de movimento. Integrante do Ballet Jovem Minas Gerais, onde interpreta obras de coreógrafos como Alex Soares e Alessandro Pereira. Atua também em projetos solos e independentes em dança contemporânea em Belo Horizonte, como seu solo autoral “Gerúndio” e o espetáculo “R.E.M.”, dirigido por Fred Veiga. Formado em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Artes e Novas Tecnologias na Universidad Nacional de Colombia, ministra workshops de técnicas de chão e dirige atualmente um espetáculo da companhia franco-brasileira Cia Ananda.
Igor Cariman
Região Nordeste
São Luís (MA)
Instagram: @igorcariman
Artista, produtor cultural e brincante popular, desenvolve e cria obras que abordam sua experiência em territórios quilombolas e periféricos, como o Quilombo Urbano Liberdade. Sua prática conecta arte, luta, ancestralidade e território, reconfigurando imaginários sobre a cultura popular maranhense e afro-diaspórica. Em 2024, apresentou seu trabalho performático na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Luiza Tavares
Região Nordeste
Salvador (BA)
Instagram: @luizartavares
Artista, educadora e pesquisadora. Graduada em Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com formação técnica em dança pela Escola de Dança da Funceb e mestranda em Educação pela UFBA, com foco em danças afro-indígenas. Atua em criações como “Jiboia”, “Sankofa” e “Corpo Casa”.
Margot
Região Sudeste
Rio de Janeiro (RJ)
Instagram: @mar.go_t
Artista não binária, atua entre danças urbanas, contemporâneas e performance, com base em waacking e voguing. Passou por companhias de dança, desenvolveu o solo “ÁSARA”, movimenta a cena waacking e já conquistou mais de 20 prêmios dentro da cena ballroom.
Maria Fernanda Figueiró
Região Centro-Oeste
Campo Grande (MS)
Instagram: @mf_figueiro
Artista da dança com mais de duas décadas de experiência como bailarina e intérprete criadora, além de atuar como produtora cultural e diretora. Integra as companhias de dança contemporânea Cia do Mato e Ginga Cia de Dança, além de desenvolver criações autorais como artista independente. É fundadora e gestora da Manaká Cultural, produtora dedicada à concepção e realização de espetáculos, festivais e projetos nas artes cênicas.
Oneide Santos
Região Sul
Santa Maria (RS)
Instagram: @oneide_dossantos
Dançarino, professor e pesquisador de danças. Doutorando em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduado em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisa danças contemporâneas e suas possibilidades de criação e aprendizagem atravessadas por práticas somáticas, performativas, objetos coreográficos, políticas e poéticas do chão e a relação escrita-dança.
Fonte: Ministério da Cultura