A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura -, representada pelo presidente Marco Lucchesi, foi uma das instituições integrantes da comitiva brasileira na preparação para o Ano da Cultura Reino Unido-Brasil 2025-26. A convite do British Council e do Instituto Guimarães Rosa, Marco Lucchesi participou, entre os dias 10 e 15 de março, de diversos encontros com importantes instituições culturais do Reino Unido, nas cidades de Londres (Inglaterra) e Edimburgo (Escócia).

Além da FBN, foram representados órgãos públicos como a Fundação Nacional das Artes (Funarte), representada pela presidente Maria Marighella; as secretarias municipais de cultura do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador; a Secretaria de Estado de Cultura do Pará; além de entidades como o Instituto Moreira Salles, SESC SP e Festival Amazônia Mapping, entre outras.  

Colaboração

Durante a visita ao Reino Unido, o presidente da FBN se reuniu com o vice-ministro da Cultura do Reino Unido, Lord Parkinson, no dia 11 de março. No dia seguinte, participou da abertura da Feira do Livro de Londres (London Book Fair), e se reuniu com o presidente da entidade, David Roche, e o  diretor Gareth Rapley. Na mesma data, esteve com Roly Keating, diretor da British Library – uma das maiores bibliotecas do mundo. Anteriormente à viagem, Marco Lucchesi já havia se reunido remotamente com diretores da instituição, juntamente com representantes das respectivas áreas técnicas, para elaborar ações de colaboração mútua entre as instituições.

No dia 13 de março, Marco Lucchesi visitou a Biblioteca Nacional da Escócia, em Edimburgo. No dia seguinte, se reuniu com a equipe do British Council. Também no dia 14, se reuniu com vice-prefeita para Cultura e Indústria Criativa da cidade de Londres e fundadora do World Cities Culture Forum (WCCF), Justine Simons. No dia 15 de março, esteve com o diretor de parcerias internacionais do museu Tate Modern de Londres, Neil McConnon.

Ano da Cultura Reino Unido-Brasil 2025-26

O projeto tem como objetivo desenvolver um calendário de atividades significativas nas Artes, para dar maior visibilidade às diversas formas de expressões culturais de ambos os povos, destacando sua pluralidade e diversidade. Os objetivos são fortalecer os laços de amizade, confiança mútua e relações culturais entre o Reino Unido e o Brasil por meio de um forte e extenso programa de atividades entre os últimos meses do segundo semestre de 2025 e o primeiro semestre de 2026; bem como construir novas conexões para profissionais e instituições culturais no Brasil e no Reino Unido.

As iniciativas acontecerão no Reino Unido e no Brasil, buscando atingir grandes públicos em múltiplas formas de atividades, trabalhando com artistas, organizações, festivais e espaços. O British Council será responsável pela organização das atividades do Reino Unido no Brasil. A Embaixada do Brasil em Londres e o Instituto Guimarães Rosa serão responsáveis pela organização das atividades brasileiras no Reino Unido.

A presença da delegação brasileira no Reino Unido objetivou uma visita inicial de escopo, de representantes do governo brasileiro e do setor de cultural, referente ao Ano da Cultura Reino Unido-Brasil 2025-26.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura