A relação entre Turismo e Cultura foi o tema da mesa composta pela ministra Margareth Menezes, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, e o diretor-presidente da Vinci Airports do Brasil, Julio Ribas, na tarde desta sexta-feira (24), em Salvador. O painel era parte da programação da Expo Carnaval Salvador.

“A gente ainda não tinha uma economia mais organizada, um pensamento de ativar esse desenvolvimento econômico da cultura do Brasil. Porque o Brasil é um dos países mais respeitados. É a 13ª cultura mais respeitada e vista no mundo”, destacou a chefe da Cultura.

A ministra destacou ainda o potencial do país na integração Turismo-Cultura, sendo um o grande fortalecedor do outro. No entanto, ela destacou que a maior riqueza do país é o seu povo. “Precisamos empoderá-lo [o povo], porque não dá para consumir a cultura afro-indígena, sem negros e indígenas em posições de poder”, reflete.

Sistematizar e compreender eventos culturais como vetores econômicos foi uma das agendas impostas pelo debate. “A gente tem que pensar o quanto a atividade de carnaval é uma atividade de ano inteiro. Não o Carnaval em si, mas a visita das escolas de samba, o Ilê Aiyê, os Filhos de Gandhy, o Olodum. Será que a gente não consegue criar uma agenda o ano inteiro?”, provocou Freixo.

Já Ribas comemorou o momento de debate, reconstrução e fortalecimento nacional: “O Brasil voltou para o mundo”.

O painel foi conduzido pela jornalista e radialista Heloisa Braga.

Embaixador

Pouco antes, o cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown recebeu o diploma de Embaixador do Turismo Brasileiro. O documento foi assinado simbolicamente pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.

“Hoje é um dia especial, eu tenho minha banda, o Museu du Ritmo, a lavagem de Iemanjá. Meus passos quando saio do Brasil ficam muito mais responsáveis porque fui escolhido para representar algo que faço parte. Que o coletivo se apodere desse título junto comigo, me siga e me corrija se alguma falha me vier”, disse Brown.

“Você sempre teve essa visão coletiva. Você entende e reflete o Brasil. É embaixador do Turismo e da Cultura também”, afirmou a ministra Margareth. Freixo completou: “Você representa o Brasil no qual a gente quer viver. Você representa o Brasil com ‘S””, celebrou Freixo.

O programa foi criado foi criado pela Embratur em 1987 e teve como primeiro embaixador o Rei Pelé.

 

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura