A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGR) divulgou, na última segunda-feira (12), o resultado do edital Estação Juventude. O edital destinará R$ 10 milhões para a implementação do programa em 20 CEUs das Artes e Centros de Referência da Juventude em todo o país. O edital é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre Ministério da Cultura (MinC) e a SNJ em prol da juventude. O anúncio oficial do resultado ocorreu nesta quinta-feira (15), durante a programação do Y20, grupo oficial da juventude do G20, no Rio de Janeiro.

Os 20 CEUs das Artes ou Centros de Referência da Juventude contemplam o Ceará, São Paulo, Piauí, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Tocantins, Amapá e Paraná. Cada um dos selecionados receberá um investimento de R$ 500 mil para fomentar ações culturais e de juventude. Do total, 13 CEUs das Artes receberão recursos.

O edital é um importante passo na articulação entre cultura, juventude e economia criativa. Cecília Gomes de Sá, subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC, enfatizou a importância dessa iniciativa.

“O propósito do edital é ativar equipamentos com ações de Cultura e Juventude como os CEUs das Artes. Além do fomento para atividades durante dois anos, será implementado um Laboratório de Economia Criativa, que visa preparar os jovens para o futuro e as grandes mudanças sociais e tecnologias de nosso tempo. E isso acontecerá pela capacitação e incentivo a projetos na área de criatividade, inovação e produção de bens culturais e criativos”, lembrou.

Estação juventude

O Programa Estação Juventude visa atender, principalmente, jovens de 15 a 29 anos que vivem em áreas vulneráveis, oferecendo políticas que garantem direitos e promovem a emancipação e participação social. Otávio Almeida, gestor do CEU Aracatuba (SP), um dos selecionados pelo edital, comemorou.

“Esse recurso chega em um momento crucial. Estamos prontos para transformar o potencial criativo dos nossos jovens em realidade, ampliando as oportunidades e fortalecendo o vínculo entre cultura e desenvolvimento social. A presença desse programa vai permitir que todos os municípios conveniados ofereçam uma plataforma segura e inspiradora, onde esses jovens podem explorar suas capacidades, descobrir novas paixões e construir um futuro mais promissor para o nosso Brasil”, disse. 

Otávio Almeida ainda destacou o impacto que o projeto terá em Araçatuba (SP). “Aqui em Araçatuba, vamos desenvolver um projeto que visa transformar nossos espaços para atender melhor às necessidades dos jovens da comunidade. Pretendemos adaptar áreas para criar tanto um laboratório quanto uma biblioteca makers, além de um estúdio de podcast. Vamos oferecer uma série de oficinas formativas, como iniciação a games e robótica, oratória e preparação para o mercado de trabalho, gravação de vídeo e audiovisual, som e iluminação para espetáculos, além de uma oficina de defesa pessoal para mulheres. Nossa intenção é que o CEU das Artes de Araçatuba se torne um verdadeiro polo de inovação, criatividade e capacitação para os jovens do nosso município”, explicou.

CEUs das Artes

Os CEUs das Artes são equipamentos culturais concebidos pelo MinC no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC – Desenvolvimento e Sustentabilidade, para integrar também ações esportivas e de assistência social. Neste equipamento, são realizados programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, e, por isso, foram escolhidos como local prioritário para o desenvolvimento das atividades previstas no presente edital.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura