No dia 1º de outubro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), realizou um evento on-line para a divulgação do Relatório Final da Etapa 2 da Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros (PEM Brasil). O relatório trata da incidência dos princípios da Política Nacional de Educação Museal (Pnem) no planejamento dos museus brasileiros. 

Participaram do evento Ana Carolina Gelmini, diretora do Departamento de Processos Museais (DPMUS/Ibram); Marielle Costa, coordenadora de Museologia Social e Educação (Comuse/DPMUS/Ibram); Danielle Canedo, coordenadora do Observatório da Economia Criativa (Obec); e os museólogos Mona Nascimento (UFBA/Obec-BA), Paola Haber Maués (UFPA), e Saulo Moreno Rocha (MAUC-UFC). 

Realizada em parceria com o Obec, a PEM Brasil tem como objetivo fornecer dados sobre a implementação e avaliação da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), instituída pelo Ibram em 2017. Saiba mais sobre a PEM Brasil. 

Conduzida entre agosto e outubro de 2022, a PEM Brasil mapeou as práticas educativas desenvolvidas pelos museus brasileiros. Entre os principais achados, a primeira etapa da pesquisa apontou que 42% dos participantes são educadores museais, com ou sem vínculo institucional, enquanto 39,4% são gestores de museus. 

A segunda etapa da pesquisa, investigou as reverberações da Política Nacional da Educação Museal (PNEM) no setor, através da análise de 74 planos museológicos e outros instrumentos de planejamento, como programas educativos e culturais, de 66 museus brasileiros. Acesse o Relatório Final da Etapa 2 da PEM Brasil.

A PEM Brasil representa um marco importante para o setor museal brasileiro, oferecendo uma base sólida de informações que contribuirá para a revisão da PNEM e o aprimoramento das políticas públicas voltadas à educação museal.

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Fonte: Ministério da Cultura