A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), divulgou a lista de obras habilitadas para concorrer ao Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2024. Confira aqui. Ao todo, foram habilitadas 2.229 inscrições, um número recorde alcançado na edição que celebra 30 anos do Prêmio. 

Concedido anualmente desde 1994, o Prêmio Literário Biblioteca Nacional tem por objetivo reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no Brasil. Completando 30 anos em 2024, o Prêmio é considerado um dos mais conceituados do país e o mais democrático no cenário nacional – com inscrições gratuitas e o mesmo valor de premiação nas doze categorias (R$ 30 mil).

O Prêmio é dividido em doze categorias: Conto (Prêmio Clarice Lispector); Ensaio Literário (Prêmio Mario de Andrade); Ensaio Social (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda); Histórias de tradição oral (Prêmio Akuli); Histórias em quadrinhos (Prêmio Adolfo Aizen); Ilustração (Prêmio Carybé); Literatura Infantil (Prêmio Sylvia Orthof); Literatura Juvenil (Prêmio Glória Pondé); Poesia (Prêmio Alphonsus de Guimaraens); Projeto Gráfico (Prêmio Aloísio Magalhães); Romance (Prêmio Machado de Assis); Tradução (Prêmio Paulo Rónai).

As novidades da edição 2024 são as categorias Ilustração (Prêmio Carybé) e Histórias em Quadrinhos (Prêmio Adolfo Aizen).

Doze Comissões Julgadoras – uma por categoria – formadas por três membros, escolhidos entre especialistas de cada área, analisarão critérios como: qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução. O resultado será divulgado no Diário Oficial da União e no portal da FBN até 22/11, após a análise dos pedidos de reconsideração e a homologação do resultado pela Presidência da FBN.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura