Um dos destaques do segundo dia do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2023, em Belém, foram as “aulas-show” comandas por renomados chefs paraenses: Edvaldo Caribé e Sandro Mota. Idealizado pelo Sebrae, o espaço foi batizado de “Cozinha Tropical – O futuro é ancestral” e leva os participantes para assistir uma aula prática com a história e preparo de um prato com ingredientes regionais e alimentos ou bebidas da plataforma “Do Brasil à Mesa – Produtos de Origem”. 

A abertura da “Cozinha Show” coube ao chef Edvaldo Caribé que explicou todo o processo de conservação da carne conhecida como “charque” ou “carne de sol”. “A coisa da carne de sol, é que as carnes ficavam expostas em varais ao sol, no Nordeste, e normalmente era a mãe quem dizia pro filho ‘menino, vai tirar a carne do sol’, daí veio o nome”, contou o chef durante a aula.

Vindo de Boipeba, na Bahia, o empreendedor criativo Odara Fernando esteve presente nas duas aulas-show. Representando o setor de Museus & Patrimônios pelo “Cacauiru Afro-Indígena Quilombola Festival”, Odara conta que se inscreveu para assistir as aulas por conta de toda a tradição alimentar empregada nos alimentos. “Nós trabalhamos muito com agricultura familiar e cultivo do cacau, então estar nessas aulas é muito importante para que gente entenda mais dessa cultura tão rica que é a culinária amazônica. Nunca tinha comido avium nem piracuí, por exemplo. A mistura do peixe de água doce com peixe de água salgada foi o grande diferencial pra mim”, disse.

O aviúm (espécie de camarão seco pequeno) e o piracuí (farinha de peixe) provados por Odara, são iguarias que vieram direto de Santarém para o Hangar, em Belém, na mala do chef Sandro Barbosa. O santareno foi o responsável pela mistura de peixes e também pelo acréscimo da banana da terra e cará roxo ao prato. “Eu trouxe esses ingredientes porque retratam o Tapajós, eles são específicos da região e quis trazer esse gosto pra cá pelo fato de que a minha proposta era a de fazer um prato tipicamente regional. A minha expectativa era conseguir atender o público e deu certo, graças a Deus, tivemos casa cheia e isso é maravilhoso”, anima-se.

Paineis e agenda

Além da Cozinha Show, a gastronomia também está presente em painéis que discutem os caminhos do setor. A diretora técnica do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro, ressalta que “é muito expressiva a participação dos pequenos negócios na indústria criativa, por isso o Sebrae definiu a área de economia criativa como uma das prioridades para atuar na COP 30”, destacou.

Programação

Dia 10

10h – Painel Sabores da Inovação na Amazônia: do Brasil à Mesa, com Hugo Salgado – CEO da Liovitta; e Ana Lídia Zoni, CEO da Hidromel Uruçum da Amazônia.

10h – Painel Casa do Saulo, Gastronomia Tapajônica à mesa, com Saulo Jennings.

14h – Ângela Sicília – com a receita “Tiramissu com chocolate Gaudens da Amazônia”

14h30 – Cozinha Show

16h – Lúcia Torres – com a receita “Salada Floresta Amazônica”

Dia 11

13h30 – Wagner Vieira e Itair Suruí – com a receita “Chibé com tucupi”
13h30 – Cozinha shoe
15h – Paula Gizelly – com a receita “Milkshake de Açaí da Amazônia”

Toda a programação é gratuita.

Realização

O MICBR é uma realização do MinC e OEI e conta com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Sebrae, o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (BASA).

A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.

O Mercado das Indústrias Criativas é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

Serviço
3º Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)
Quando: De 08 a 12 de novembro de 2023
Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia
Av. Dr. Freitas, s/n – Marco – Belém (PA)
Aberto ao público e com entrada gratuita.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura