A participação social sempre foi um pilar essencial nas políticas culturais brasileiras, especialmente no campo museal. Desde a primeira década do século XXI, com a estruturação de políticas públicas voltadas à cultura, diversos avanços foram alcançados. Em meio a esse processo, o setor museal se destacou pela criação e fortalecimento de suas políticas setoriais, que resultaram na Política Nacional de Museus (PNM), lançada em 2003, e na fundação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em 2009.

A PNM estabeleceu marcos importantes, como a criação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e de instrumentos fundamentais para o desenvolvimento e gestão do setor, como o Cadastro Nacional de Museus (CNM) e programas voltados à formação em museologia. A partir de 2013, com a regulamentação da PNM pelo Decreto nº 8.124/2013, os processos de participação social se institucionalizaram, criando um modelo de diálogo contínuo entre o Estado e a sociedade civil.

Entretanto, entre 2016 e 2022, as políticas culturais sofreram um processo de desmonte, afetando gravemente a estrutura de participação social. Com a retomada dessas políticas na atual gestão federal, busca-se restaurar e fortalecer a institucionalização dos mecanismos de participação, visando ampliar os espaços de diálogo e a segurança jurídica desses processos.

Para enfrentar os desafios atuais, o Ibram promove uma consulta pública para aperfeiçoar o sistema de participação social no setor museal. A consulta irá coletar informações e sugestões da sociedade civil e do Estado, visando consolidar instrumentos já existentes e propor novas diretrizes para a gestão compartilhada entre governo e sociedade.

Essa iniciativa tem como foco três perfis de interesse: pessoas físicas, instituições e coletividades da sociedade civil, e agentes do Estado. O objetivo é construir um sistema integrado e participativo que fortaleça a gestão democrática das políticas museológicas e que esteja em consonância com o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e o Plano Nacional de Cultura (PNC).

Participe dessa consulta pública e ajude a moldar o futuro das políticas museológicas no Brasil! O formulário de participação estará disponível entre 21/10 e 11/11/2024.

Acesse aqui para mais informações e para participar.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura