O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou para esta segunda-feira (13) uma reunião ministerial para tratar do conjunto de ações do Governo Federal para o Rio Grande do Sul – uma resposta à situação de calamidade que o estado enfrenta em decorrência das enchentes que assolam a região. Na ocasião, esteve presente a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Na reunião foram pontuadas questões de orçamento, segurança nacional, um balanço de dados sobre o cenário do estado e das ações em andamento no âmbito de infraestrutura, educação, transportes, energia, telecomunicações e saúde em curto, médio e longo prazo.

“Não vamos descansar enquanto o RS não estiver 100% de pé, vendendo e emprestando o orgulho do povo gaúcho para o Brasil inteiro”, afirmou o chefe do Executivo.

O presidente Lula reconheceu ainda o compromisso do Governo Federal na reconstrução do Rio Grande do Sul e agradeceu o trabalho que os ministros estão desempenhando e dos voluntários que estão ajudando na tragédia.

Números

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até o momento, 52 municípios foram atingidos pelas chuvas. Até então, são 234 desabrigados, enquanto desalojados são 331. Estima-se que 17,3 mil pessoas foram afetadas pelo evento climático.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura