Em mais uma fase de consolidação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), três estados realizaram a apresentação de seus comitês nesta semana. Amazonas, Piauí, e Rio de Janeiro celebraram o início das atividades, com diversas manifestações artísticas para demarcar as políticas culturais que já estão sendo implementadas nos territórios.

Aproveitando a grandiosidade do Festival de Parintins, a equipe do Ministério da Cultura (MinC) no Amazonas coordenou uma grande ação para apresentar o comitê e divulgar as ações do MinC no estado. O festival folclórico é considerado a maior manifestação cultural da região, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e está na lista de projetos culturais viabilizados pela Lei Rouanet.

Nesta sexta (28), o comitê de cultura do Amazonas realizou um ato de solenidade com exibição do vídeo de apresentação, explicando as etapas e os objetivos do PNCC. A ação aconteceu na Estação da Cultura em Parintins (AM), local que reúne arte, música, economia criativa e diversas outras manifestações culturais para os visitantes que estão na Ilha Tupinambarana, acompanhando a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso.

A secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins, reafirmou a necessidade de tornar concreta uma política pública pensada para transformar a estrutura do país. 

“Quando o presidente Lula pensou nos comitês e a ministra Margareth Menezes assumiu essa tarefa, o objetivo era atingir a população mais pobre, para que os recursos públicos sejam acessados, utilizados e sirvam à emancipação do nosso povo brasileiro. A gente precisa formar e dotar de melhor capacidade de ação as pessoas que fazem cultura”, lembrou.

Para o coordenador do Escritório Estadual do MinC no Amazonas, Ruan Octávio, a ação é uma demonstração concreta de que o Ministério da Cultura está de volta.

“Realizar uma agenda integrada entre o MinC, o comitê de cultura do Amazonas e o Iphan é importante para divulgar o tamanho dos investimentos feitos no Festival de Parintins por meio da Lei Rouanet, e o tamanho dos investimentos que estamos fazendo por meio da LPG (Lei Paulo Gustavo) e da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). Essa atividade é uma forma de divulgar para a sociedade amazonense e para os visitantes da Ilha Tupinambarana que o MinC voltou, está atuando e fazendo chegar à ponta as políticas públicas de cultura”, celebrou.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a apresentação do comitê de cultura do estado aconteceu na Areninha Cultural Renato Russo, localizada na Ilha do Governador. No dia 23 de junho, apresentações de orquestras formadas por crianças, grupos de dança e de teatro marcaram a solenidade. Um circuito de exposições, com produtos artesanais, comidas típicas e obras de arte, também fez parte da programação.

“Com a criação do comitê de cultura, espera-se que cada vez mais talentos sejam descobertos e valorizados, contribuindo para um futuro culturalmente rico e diversificado”, destacou Elis Regina, presidente da organização da sociedade civil (OSC) que representa o comitê junto ao MinC.

Apresentação artística durante evento do comitê de cultura do Rio de Janeiro. Foto: Carlos Welbert

O coordenador do Escritório do Ministério no Rio de Janeiro, Edu Nascimento, participou do evento e explicou o papel central do comitê nas novas políticas do MinC. “Os comitês de cultura são um sonho do presidente Lula! É a cereja do bolo, pois teremos a sociedade civil fazendo formação, mobilização e comunicação na ponta”, celebrou.

Piauí

No Piauí, a apresentação do comitê aconteceu no dia 20 de junho, em Teresina, em uma agenda que também contemplou a Caravana Federativa no estado. Cerca de 500 pessoas passaram pelo Clube dos Diários, na capital piauiense, para acompanhar a solenidade.

O evento, que contou com a presença do diretor do Sistema Nacional de Cultura, Junior Afro, apresentou para a comunidade as diretrizes do PNCC no Piauí e a equipe do comitê, tudo em meio a uma vasta programação cultural com mais de 130 artistas regionais.

Balé Folclórico do Piauí na apresentação do comitê de cultura do estado. Foto: Jairo Moura

A coordenadora-geral do comitê no Piauí, Poliana Sepúlveda, se mostrou otimista. “A gente está muito feliz e esperamos que no final a gente faça uma grande entrega para o estado do Piauí. A gente está, com muito gás, muito desejo, com muita vontade de fazer uma coisa bacana acontecer”. 

Comitês

As OSCs que coordenam os comitês nos estados foram selecionadas, por meio do edital do PNCC, em dezembro de 2023. O termo de colaboração com as organizações tem duração de 24 meses e envolve a transferência de recursos financeiros. O investimento total é de R$ 58,8 milhões. Clique aqui para acessar a lista das OSCs selecionadas.

Os comitês de cultura seguem realizando eventos de apresentação da rede nos respectivos estados ao longo do mês de julho.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura