Indicado ao Oscar, o filme Ainda Estou Aqui foi exibido na noite desta segunda-feira (24) no Cine Alvorada, em Brasília (DF). A sessão reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a primeira-dama, Janja Lula da Silva; e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, além de familiares de Rubens e Eunice Paiva. O Ministério da Cultura (MinC) esteve representado pelo secretário-executivo, Márcio Tavares, e pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
“A República se reuniu para reverenciar uma obra cultural, um filme brasileiro, e a trajetória de Eunice Paiva. Ainda Estou Aqui é mais que um filme, é um manifesto pela memória e pela justiça, que são as bases da liberdade e do Estado de Direito. Foi uma noite para se orgulhar do Brasil”, declarou o secretário-executivo do MinC.
A secretária Joelma Gonzaga destacou a importância da sessão. “Assistir a Ainda Estou Aqui no Cine Alvorada reforça o compromisso do Governo Federal com a memória, a verdade e a justiça. O audiovisual tem um papel essencial na construção da nossa identidade e na preservação das histórias que não podem ser esquecidas. Esse filme nos lembra do poder do cinema em dar voz às narrativas que moldam o Brasil e a nossa democracia”, salientou.
O longa-metragem dirigido por Walter Salles concorre em três categorias no Oscar (Melhor Filme, Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres). A premiação será realizada no próximo domingo, 2 de março.
- .
Sobre o filme
Ainda Estou Aqui apresenta a história do desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar e da luta de sua mulher, Eunice, por justiça. É uma adaptação do livro de mesmo nome do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho do casal. No elenco estão ainda Selton Mello e Fernanda Montenegro.
Em sua trajetória internacional a produção já conquistou 38 prêmios. Entre eles, o Goya de melhor filme ibero-americano, na Espanha; o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza do ano passado e o Globo de Ouro de melhor atriz em drama.
Em cartaz desde novembro de 2024, o filme é um fenômeno de bilheteria no Brasil, com mais de 4,9 milhões de espectadores.
Também estiveram presentes na sessão os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; e do Superior Tribunal Militar (STM), ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, além de ministros de estado e parlamentares. Também marcaram presença João Francisco Paiva Avelino, o Chico Paiva, e João Henrique Paiva Avelino, o Juca Paiva, netos de Eunice e Rubens Paiva.
Cine Alvorada
Em 2023, Lula recebeu convidados para uma sessão privada no Alvorada de Saudosa Maloca, filme de Pedro Serrano em homenagem a Adoniran Barbosa. Na ocasião, a equipe do filme e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, marcaram presença na exibição.
(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());
Fonte: Ministério da Cultura