Sede dos Três Poderes, o Centro-Oeste é a região brasileira que mais enxerga o combate à corrupção como prioridade para o governo federal. É o que revela a mais recente edição da pesquisa RADAR FEBRABAN, realizada pelo IPESPE entre os dias 12 e 20 de junho de 2025, com 2 mil entrevistados em todo o país.

Segundo o levantamento, 13% dos moradores do Centro-Oeste citaram a corrupção como principal tema a ser enfrentado pelo governo, repetindo o índice registrado na edição anterior da pesquisa, em março. Trata-se da maior taxa entre as cinco regiões brasileiras. No Sul, o índice foi de 11%, seguido por Sudeste (7%), Nordeste (6%) e Norte (5%).

No cenário nacional, a corrupção subiu dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, passando de 6% para 8%, e ocupa a sexta posição entre os temas mais citados. À frente dela estão saúde (32%), emprego e renda (20%), inflação e custo de vida (11%), educação (9%) e segurança (9%).

Para o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE, as recorrentes tensões no debate público influenciam diretamente a percepção da sociedade. “São notícias negativas que acabam afetando o humor da população”, avalia.

A pesquisa RADAR FEBRABAN é realizada trimestralmente e busca captar a percepção dos brasileiros sobre qualidade de vida, economia e prioridades nacionais. A próxima edição está prevista para setembro.