Preta Gil, que morreu no último domingo (20), aos 50 anos, após longo tratamento contra um câncer, deixa um vazio imenso no cenário artístico brasileiro. A cantora participou de vários movimentos sociais, como a luta contra a gordofobia, apoio a pessoas LGBTQIA+ e muitos outros. Por isso, sempre esteve em evidência na vida artística e social.

CamScanner 23-07-2025 15.05

A artista, filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, trilhou seu próprio caminho, construindo uma carreira marcada por autenticidade, talento e uma energia contagiante. E como não poderia ser diferente, os cartunistas invadiram as redes sociais com suas homenagens, desenhando caricaturas e cartuns que retratam sua trajetória.

Os desenhos foram reunidos pelo presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), José Alberto Lovetro (JAL), e se transformaram na exposição virtual “Preta Gil em Traços Carinhosos”. A exposição pode ser conferida no Blog HQMIX.

“Nós, cartunistas, somos uma tribo que adora música. Desenhamos ouvindo uma trilha sonora conforme nossa arte exige. Preta Gil, com certeza, é uma das cantoras que vão além da música. Foi atriz, empresária e uma das pessoas que muita gente ouve para aprender. Mesmo sendo filha de quem é, conseguiu fazer seu próprio caminho. Que essa homenagem dos cartunistas seja mais um carinho em forma de desenhos para lembrarmos de sua trajetória neste planetinha. Preta Gil vive em sua música dentro de nossos corações”, declarou JAL.