O mercado de cursos online está em alta e tem a expectativa de atingir 1,55 trilhões de reais até 2029. Mesmo após o boom causado pela pandemia, a demanda por educação e treinamento online continua crescendo, já que a maioria das pessoas prefere a flexibilidade e o conforto de aprender em suas próprias casas, evitando gastos e complicações com deslocamentos para as aulas presenciais.

“Vender cursos online é uma excelente oportunidade para monetizar o seu conhecimento. A chave é entender que, com a estratégia correta, você pode transformar essa atividade em uma fonte significativa de renda”, afirma Thassia Piezzaroli, especialista em infoprodutos, marketing digital, posicionamento digital e sócia de Natalia Beauty no setor educacional.

Segundo Piezzaroli, os ganhos com cursos online podem variar amplamente e dependem de diversos fatores. “Como instrutor online,  também chamado de expert, é possível ganhar desde alguns milhares de reais por ano até uma renda de seis ou sete dígitos. A criação do curso é apenas uma parte do processo. O trabalho em marketing e vendas, juntamente com a construção de sua marca pessoal, podem fazer toda a diferença”, diz.

Alguns fatores que afetam sua receita potencial, de acordo com a especialista:

Preço do curso: um curso pode ser vendido por 25 reais ou 2.500 reais, por exemplo, esse fator influencia diretamente no número de vendas necessárias para atingir suas metas de receita. É importante alinhar o preço cobrado ao que é oferecido, levando em consideração tempo de mercado, experiência, resultados e influência.

Público-alvo: ter uma lista de e-mails, seguidores nas redes sociais ou um canal no YouTube pode aumentar suas chances de sucesso. Quanto maior e mais engajada sua rede, mais clientes você pode esperar. Por isso grande parte do trabalho de um expert, é criar conteúdo para as redes para crescer sua influência e comunidade.

Experiência em marketing e vendas: aqueles com experiência prévia em vendas online tendem a ter taxas de conversão mais altas. “Claro que não é impossível aprender, quando eu comecei não sabia nada sobre esses assuntos e me dediquei a aprender, então é possível se destacar mesmo sem conhecimento prévio”.

Fidelidade do cliente: clientes leais que compram repetidamente podem melhorar sua receita ao longo do tempo, chamamos isso de recorrência do cliente.

 

Será que vale a pena investir? Faça as contas!

De acordo com Piezzaroli, para determinar sua receita potencial, a melhor fórmula é: receita = número do público x taxa de conversão média x preço do curso. “Por exemplo, se você tem 1.000 assinantes e uma taxa de conversão de 5% para um curso de 500 reais, sua receita seria: 1.000 x 0.05 x 500 = 25 mil reais. Lembrando que o valor do curso pode ser aumentado através do reconhecimento da marca, expertise, conteúdo de qualidade e assunto lucrativo e relevante”, afirma.

Já para calcular seus lucros, considere suas despesas fixas e variáveis. “Felizmente, os custos adicionais por cliente em cursos online são baixos, então para vender um ou 100 cursos, os custos são os mesmos, mas você pode ter despesas extras com anúncios e tráfego pago. A fórmula é simples: lucro = receita – custos de produção – despesas de marketing – outros custos”, ensina a especialista.

Vender cursos pela internet não só pode gerar uma renda substancial, como também trazer vários benefícios significativos. Um dos principais é a melhora da marca pessoal, já que ter conhecimento suficiente para ser transmitido como uma fonte confiável aumenta a credibilidade no mercado. Além disso, a venda de cursos online permite o desenvolvimento de uma base de clientes fiéis, criando uma audiência leal que busca continuamente por novos produtos.

“Outra vantagem é a abertura de oportunidades de novos negócios, possibilitando parcerias e expansões comerciais. Com dedicação e estratégias corretas, é possível transformar a venda de cursos online em uma carreira lucrativa e sustentável. O mercado está mais receptivo do que nunca à educação digital e quem souber aproveitar essa oportunidade, pode alcançar resultados incríveis”, finaliza Thassia Piezzaroli.

Sobre a especialista: Thassia Piezzaroli é esteticista, micropigmentadora e desenvolveu um método autoral para melhorar o aspecto de estrias, manchas brancas e cicatrizes, o Microderme.

Também é empresária, mentora e formadora de profissionais na área da beleza pela internet, através de cursos online – é pioneira na venda de cursos online e muito antes da pandemia, já falava sobre a importância do posicionamento digital. Sócia do fenômeno Natalia Beauty na área educacional, já formou mais de 20 mil alunas por todo o Brasil e em 36 países ao redor do mundo. Seu faturamento total chega a 32 milhões de reais, sendo 16 milhões só em 2023. Em 2024, a projeção é de alcançar mais 30 milhões de reais. @thassiapiezzaroli