No mês de dezembro, a cor laranja ganha um significado especial. É nesse período que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dezembro Laranja, uma campanha dedicada à conscientização e prevenção do câncer de pele, um dos tipos mais comuns de câncer no Brasil. Desde 2014, essa ação tem sido crucial para alertar e orientar a população sobre os cuidados necessários para manter a saúde da pele.

Dra. Flávia Villela, médica especialista em Dermatologia, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, destaca a importância dos cuidados preventivos como uma forma eficaz de evitar problemas futuros. Segundo ela, além do uso imprescindível do protetor solar, existem medidas fundamentais para manter a saúde da pele em dia.

Os cuidados com a pele vão além do simples uso do protetor solar. A limpeza diária com produtos adequados, a hidratação constante, a retirada adequada da maquiagem, o uso de água termal para proteger a hidratação e a utilização de produtos noturnos com substâncias reparadoras são passos essenciais para uma pele saudável”, enfatiza a doutora.

A médica alerta sobre os primeiros sinais do câncer de pele, que podem se manifestar por meio de pintas que surgem rapidamente na pele com formação irregular, múltiplas cores na mesma lesão, descamação, sangramento ou lesões que não cicatrizam. Esses sinais devem ser observados com atenção, pois a detecção precoce é fundamental para um tratamento eficaz.

Algumas pessoas têm a predisposição de desenvolver a doença, Dra. Flávia comenta sobre a maior propensão dos homens ao câncer de pele devido à exposição solar e aos cuidados geralmente menores em comparação às mulheres. A especialista também destaca a importância do cuidado redobrado para pessoas de pele mais clara, que têm menor proteção natural contra os raios ultravioleta.

Quem tem a pele mais clara precisa de cuidados redobrados, pois possuem menos melanina, tornando-se mais suscetíveis aos efeitos nocivos da radiação UV”.

Pintas também necessitam de uma atenção maior, principalmente para aqueles que possuem um número significativo delas. Visitas regulares ao dermatologista são essenciais para avaliar e mapear as lesões existentes, identificando aquelas com potencial de risco.

“É fundamental conscientizar sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de pele. A maior parte das pintas é benigna, mas aquelas que apresentam características suspeitas devem ser avaliadas por um especialista”, ressalta.

A prevenção e o cuidado com a pele são fundamentais para uma vida saudável. Utilizar sempre filtro solar com FPS 50 ou mais é primordial, assim como buscar orientação profissional e manter a saúde da sua pele em dia.