A microbiota, popularmente conhecida como flora intestinal, faz referência ao complexo ecossistema de microrganismos presente no sistema gastrointestinal dos petsEssa comunidade é composta por bactérias, arqueas (organismos procariontes), fungos e vírus, que desempenham um papel importante em processos metabólicos, fisiológicos, nutricionais e imunológicos.

“A saúde intestinal é a principal responsável pela imunidade dos pets, sendo assim, a microbiota contribui para manter o equilíbrio e a capacidade metabólica do intestino. Os gêneros microbianos presentes na região auxiliam na digestão e absorção de nutrientes. Além disso, a microbiota desempenha um papel na síntese de vitaminas, influencia o sistema endócrino e metabolismo, modula o sistema imune e atua na produção de neurotransmissores”, explica Tais Mota, médica veterinária gerente de produtos da Avert Saúde Animal.

Um ecossistema microbiano balanceado exerce uma série de funções essenciais para manutenção da saúde dos pets “Durante os estágios iniciais da vida do animal, a colonização do intestino por microrganismos benéficos é essencial. Esses agentes serão responsáveis pela modulação da resposta imunológica e pela proteção física contra agentes ou substâncias nocivas à saúde. Desta forma, alterações na composição ou função da microbiota podem afetar negativamente a resposta imune do pet, aumentando a suscetibilidade a infecções, alergias e doenças autoimunes”, detalha Tais.

O desequilíbrio da microbiota, chamado de disbiose, favorece o desenvolvimento de doenças. O processo acontece quando há um aumento de bactérias patogênicas ou a diminuição de bactérias benéficas no organismo. Os animais afetados apresentam distúrbios gastrointestinais, como diarreia, constipação, flatulência, dor abdominal e desconforto digestivo.

Dieta inadequada, estresse, uso de antibióticos, infecções e doenças gastrointestinais podem levar à disbiose. Com o sistema imunológico afetado pelo desequilíbrio, os animais ficam suscetíveis a inflamações intestinais, alergias de pele, otite, diabetes e até mesmo depressão.

Promover uma dieta equilibrada, rica em fibras e nutrientes, é essencial para nutrir e sustentar uma microbiota saudável. Suplementos alimentares, como probióticos e prebióticos podem ser indicados para restaurar e manter o equilíbrio da microbiota intestinal.

“Quando administrados aos pets, esses suplementos ajudam a promover o equilíbrio da microbiota intestinal, pois proporcionam um ambiente favorável para o crescimento e a atividade das bactérias benéficas. Isso contribui para melhorar a saúde intestinal, a digestão, a absorção de nutrientes, fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de distúrbios gastrointestinais. Vale ressaltar que a suplementação sempre deve ser feita com orientação profissional”

Cuidar da saúde intestinal dos pets, portanto, contribui para sua saúde e bem-estar geral em todas as fases da vida.

 

Sobre a Avert Saúde Animal

Avert Saúde Animal é uma divisão da inovadora farmacêutica Biolab e atua no mercado veterinário desde 2013 com o compromisso de colaborar com o acesso às melhores práticas farmacêuticas, para o desenvolvimento contínuo da medicina veterinária brasileira. Possui em sua linha: medicamentos, nutracêuticos e dermocosméticos para cães e gatos e o investimento em tecnologias de produção e busca pela inovação para a saúde e bem-estar animal é constante. Acesse: www.avertsaudeanimal.com.br

 

 

Fotos