A estética animal tem ganhado destaque no cenário global, e, sendo o terceiro país com mais pets no mundo, o Brasil não fica fora disso. O segmento de pet care, de produtos de higiene e bem-estar, cresceu 20% em 2022 e chegou a faturar R$ 3,3 bilhões, segundo o IPB (Instituto Pet Brasil).
Com o assunto em alta, surge um profissional, o Groomer, especializado em tosa e estética animal. Mas se engana quem pensa que o trabalho envolve um simples corte. Trata-se, na verdade, de um embelezamento do animal. O tosador esculpe a pelagem dos pets, usando máquina e tesoura, sempre atentando-se à forma do corpo, e ainda inclui adereços no fim. William Galharde, um dos mais conceituados do ramo explica. “O nosso país é a maior referência do mercado e isso acontece porque em nenhum outro lugar do mundo o animal toma 45 banhos por ano, só no Brasil.”
Ser o país dos Groomers faz do Brasil, além de referência no mercado, sede da maior competição de tosa e estética animal do mundo, o Mastergroom, realizado na PET South America, principal feira do segmento pet da América Latina. “O evento é astronômico, contamos com competidores de todos os estados do Brasil e de países como Argentina, Itália, Chile e Colômbia, totalizando cerca de 800 profissionais”, completa William.
Groomer profissional e bicampeão do Mastergroom na categoria poodle, Adailton da Silva, veio de Natal, Rio Grande do Norte, para participar de mais uma edição do evento, que terminou nesta sexta-feira, 16. Cerca de 30% do público da feira trabalha na área. “Participo da competição desde a primeira edição em 2017. É uma oportunidade incrível estar aqui. O campeonato está cada vez mais disputado, com profissionais muito qualificados, reflexo do crescimento do mercado.”
Claudete Silva, funcionária da Toca dos Bichos, que realiza banho em animais, esteve no evento e conferiu a disputa. “Essa é a primeira vez que eu assisto a um campeonato de grooming e me encantei. É muito trabalho, mas vale a pena, o resultado final fica lindo”.